Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Posts públicos do Google+ serão preservados pelo Internet Archive

Por| 18 de Março de 2019 às 08h00

Link copiado!

Posts públicos do Google+ serão preservados pelo Internet Archive
Posts públicos do Google+ serão preservados pelo Internet Archive
Tudo sobre Google

O Google+, rede social desenvolvida pela Google e lançada em 2011, será oficialmente deletado pela gigante da internet no mês de abril. Contudo, a organização Archive Team, responsável pelo conhecido repositório Internet Archive, está trabalhando para capturar e resguardar posts públicos da má sucedida empreitada da Google em fazer frente ao Facebook e Twitter.

Segundo anúncio feito pela própria entidade em um fórum no Reddit, a equipe por trás da empreitada está usando scripts automatizados e softwares de captura para salvar posts marcados como “Público” na rede social. Posts privados ou que foram postados e posteriormente deletados não entrarão no projeto e, mais além, para usuários que não quiserem seus posts salvos, o Archive Team urge para que eles apaguem suas contas (o time ainda apontou para um FAQ de como fazê-lo).

Mais além, há limites técnicos para as capturas: a organização não poderá salvar posts que tenham gerados threads maiores que 500 comentários, ao passo que posts com vídeos e fotos serão salvos com certa compressão de dados, abaixo da resolução total.

Continua após a publicidade

R.I.P. Google+

O Google+ (por vezes, referido apenas como “G+” ou “Google Plus”) foi a tentativa da empresa mais conhecida da internet de criar concorrência com o Facebook dentro do setor de redes sociais. Originalmente lançado em 2011, o projeto foi desenhado especificamente para ligar o usuário a outros produtos da empresa, favorecendo, por exemplo, o compartilhamento de links do YouTube ou de imagens via Google Fotos.

Apesar de relatos indicarem uma boa aceitação de público em seus anos iniciais, a Google promoveu uma reformulação completa no design e alguns recursos da rede social no ano de 2015, mas nem isso foi suficiente para fazer frente ao amplo crescimento do Facebook e, consequentemente, o Google+, tal qual outras empreitadas da empresa no mercado de social media (como o Google Wave, Jaiku e Spaces), acabou caindo no esquecimento.

A Google anunciou a descontinuação do Google Plus em outubro de 2018, após uma falha grave de segurança expor os dados de mais de 500 mil usuários do serviço. Alegando “baixo engajamento de usuários ao longo dos anos”, a gigante da internet marcou a data de 2 de abril de 2019 para iniciar o processo que, efetivamente, deletará a rede social da internet.

Continua após a publicidade

Fonte: The Internet Archive (via Reddit)