Publicidade

Pinterest | 6 novos recursos para usuários casuais e criadores

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
(Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
(Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
Tudo sobre Pinterest

O Pinterest anunciou um conjunto de recursos para melhorar e facilitar a experiência do usuário. Os criadores de conteúdo agora poderão mesclar imagens e vídeos na criação dos Pins pela própria plataforma. Além disso, todos os usuários poderão acessar opções antes restritas a determinados formatos ou a contas comerciais, como links e edição após a publicação.

Segundo a plataforma, os criadores poderão expressar mais individualidade em seus trabalhos usando música, sobreposição de texto e adesivos. O funcionamento é semelhante à edição de Stories do Instagram ou de vídeos curtos do TikTok, o que deve dar muito mais flexibilidade para os perfis.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

"Com uma forma mais simples e rápida de aproveitar o poder do Pinterest, os nossos criadores de conteúdo vão poder alcançar públicos engajados, ganhar dinheiro, construir marcas e comunicar o que os torna únicos e especiais dentro e fora da plataforma", explica o diretor de conteúdo do Pinterest, Malik Ducard.

Os anunciantes também podem desfrutar de tais novidades. Eles podem criar propagandas em novos formatos, como vídeos, anúncios de coleção, carrossel de imagens e mais componentes criativos.

Tudo isso ficará reunido em um só lugar para facilitar o fluxo de criação sem exigir muitas trocas de tela pelos fãs da rede social de Pins. Confira todas as mudanças preparadas pelo Pinterest a seguir.

Novidades do Pinterest para criadores

3. Links em todos os Pins

Uma das principais novidades do anúncio é a possibilidade de inserir links em todos os posts. Os Pins em qualquer formato — imagens, vídeos e transmissões ao vivo — poderão direcionar tráfego para alguma página ou fazer conexões com marcas.

A ferramenta de parceria paga e marcação de produtos usarão links de afiliados como uma maneira extra de ganhar dinheiro. Infelizmente, este recurso ainda é exclusivo dos Estados Unidos e do Reino Unido, mas fica a esperança de desembarcar no Brasil algum dia.

Continua após a publicidade

Esta pode ser uma baita vantagem do Pinterest na concorrência com outras plataformas, porque o apontamento de links é irrestrito. No TikTok, o uso de links é altamente restrito, enquanto no Instagram a modalidade é exclusiva do adesivo para Stories — posts do feed não podem usar linkagem.

Tendo em vista que o Pinterest é usado como inspiração para muita gente, principalmente em setores como moda, decoração e produtos, o uso de links pode impulsionar a economia criativa.

2. Métricas de desempenho no Pinterest

Todos os Pins de vídeos contarão com métricas apuradas e mais amplas, como visualizações e tempo de exibição. Segundo o serviço, o objetivo é oferecer dados mais consistentes para permitir a análise dos conteúdos publicados.

Continua após a publicidade

Esse é um recurso básico dos concorrentes, mas que ainda estava limitado a conteúdos regulares. Com a adição dos vídeos, e sua melhor taxa de retenção de público, será possível planejar materiais de maneira mais sólida.

1. Edição e proporções flexíveis

Os Pins agora poderão usar proporções flexíveis, sem precisar seguir um padrão estipulado. Atualmente, a plataforma recomenda o estilo 2:3 para melhor ajuste, então uma arte com a resolução 1.000 x 1.500 pixels ficaria melhor alinhada do que se tiver 1.000 x 1.200.

Continua após a publicidade

Por outro lado, se a imagem estiver fora do padrão, você poderá ajustar no próprio Pinterest. A ferramenta de edição permitirá alinhar os componentes do Pin após a publicação, incluindo título, detalhes e links.

Esta é uma adição muito interessante, porque vai dispensar o uso de ferramentas profissionais de edição de vídeo e imagens para pequenos ajustes. É só ver o que está errado e aplicar a correção ali mesmo no Pinterest.

Novidades do Pinterest para usuários casuais

3. Palavras-chave de segurança

Continua após a publicidade

Usuários do Pinterest poderão adicionar palavras-chave que não desejam ver nos comentários. Esse recurso cria um filtro personalizado que impede a exibição de palavrões, termos inadequados ou conteúdos que fogem ao seu interesse.

A ocultação será automática a partir da ativação, o que significa que todos os comentários contendo aquele termo serão omitidos. Se você quiser voltar a enxergar as interações, precisará remover a palavra do filtro.

2. Fotos nos Comentários

As interações nos comentários são ótimas formas de ampliar o alcance de publicações, mas o uso de texto apenas limita a criatividade. Agora, o Pinterest permite criar e carregar fotos para responder a comentários.

Continua após a publicidade

1. Reações com emojis

Por fim, a última novidade anunciada pela rede social dos Pins é o uso de emojis para interagir com conteúdos. Serão cinco reações disponíveis para se relacionar com posts:

  • Coração (like);
  • Lâmpada (boa ideia);
  • Estrela (feliz);
  • Quadrado (espanto);
  • Círculo (divertido).

Esses emojis já eram usados em vídeos ao tocar no ícone de coração, na parte direita da tela. Agora, foram expandidos também para outros formatos de Pins, como as imagens do feed.

Continua após a publicidade

Todas essas novidades já estão disponíveis no Pinterest a partir desta quinta-feira (11) para todos os usuários da rede social. Lembre-se de atualizar seu aplicativo para iOS ou Android para não enfrentar nenhuma dificuldade.