Pesquisa revela horários nobres das redes sociais

Por Redação | 28 de Junho de 2016 às 21h35

Você sabe em quais dias e horários costuma atualizar ou verificar suas redes sociais com mais frequência? Imagina qual seja o horário de pico no Facebook ou no Instagram? Pois saiba que ele existe e já tem gente pesquisando a respeito. Um estudo realizado pela Sprinklr revelou quais são os horários nobres das redes sociais mais populares entre os brasileiros: Facebook, Instagram e Twitter.

Para a realização da pesquisa, foram usadas 160 milhões de menções e interações nessas redes durante 2015. Os dados extraídos pela empresa mostram que cada uma delas tem suas peculiaridades – seja por horário ou por tipo de conteúdo que é compartilhado.

O Twitter é a mídia que mais se aproxima do tempo real por conta de seu limite de apenas 140 caracteres e, por este motivo, os usuários precisam publicar com maior frequência. Posts sobre programas de televisão, jogos de futebol, notícias e fatos que acontecem rotineiramente representam 56% do total de menções. O Facebook, por sua vez, é o segundo colocado no quesito live, com 38% das interações, seguido pelo Instagram, com o total 6%.

A análise geral de assuntos é composta por Finanças (32,2%), E-commerce (25%), Varejo (21,5%), Educação (8,7%), Beleza e Higiene (7,7%), Saúde (3,1%) e Moda (1,8%).

Confira os dados sobre cada uma das plataformas em questão:

Facebook

O Facebook conta com um equilíbrio entre o número de interações em dias úteis. De acordo com a Sprinklr, o pico de engajamento é entre 11h e 14h de dias úteis. Três dias têm um pequeno aumento no movimento e uso de usuários: terça-feira, quarta-feira e quinta-feira.

A Sprinklr ainda selecionou os assuntos que mais geram interações na rede social de Mark Zuckerberg. As três primeiras colocações ficam com finanças (31%), e-commerce (28%) e varejo (21%).

Instagram

De acordo com o estudo, o Instagram também não tem tantos picos a depender do dia. “O número de publicações não sofre grandes alterações entre os dias úteis”, explica a Sprinklr. O Instagram tem duas faixas de horário nobre: a primeira entre 11h e 14h e outra entre 18h e 22h. As noites de quarta e quinta-feira também são movimentadas, com picos de interação entre 20h e 21h.

Com uso bastante forte para divulgação de produtos e serviços, os setores que mais têm publicações são e-commerce (33%), varejo (32%) e beleza e higiene (13%).

Segundo a Sprinklr, o Instagram é a única entre as três redes sociais que não apresenta redução de interações durante os finais de semana.

Twitter

O Twitter tem dias bem marcados para seu horário nobre, ao contrário das outras redes. Quartas e quintas-feiras são os dias mais movimentados por lá. A faixa de horário é das 18h às 22h.

A Sprinklr afirma que identificou também outro pico: quartas e terças-feiras das 21h às 0h. Nesse caso, o Twitter é usado para comentar futebol e reality show. O interessante é observar que o smartphone é usado aqui como segunda tela para interagir com o que está passando na televisão.

O caráter de tempo real do Twitter conta bastante para interações rápidas e que fazem sentido somente dentro de um contexto específico.

Via: Propmark

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.