Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo filtro do Facebook encoraja a tomar vacina contra a COVID-19

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Abril de 2021 às 18h50

Link copiado!

LightFieldStudios/envato
LightFieldStudios/envato
Tudo sobre Facebook

A corrida das vacinas, tão mencionada em 2020, tomou novas proporções com a virada do ano, considerando que muitos países finalmente começaram a imunizar os grupos prioritários, como profissionais da saúde e idosos, por exemplo. Enquanto muito se espera pela vacina contra a COVID-19, o Facebook lançou um novo filtro para ajudar a encorajar os amigos a se vacinarem quando for a hora.

O novo filtro traz duas opções de frases, que na tradução livre ficam: "Vamos nos vacinar" e "já fui vacinado contra a COVID-19", acompanhadas do lema "Juntos nós podemos". Trata-se de uma iniciativa junto ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (HHS) e aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O esforço segue um lançamento semelhante no Reino Unido por meio de uma parceria com o National Health Services (NHS).

Se você for um usuário assíduo da rede em questão, talvez tenha percebido que já existe uma variedade de filtros promovendo a vacina contra COVID-19 para escolher no Facebook, mas acontece que esses eram todos esforços de terceiros até agora. Já os novos foram criados, em parte, pela própria rede social, o que permitirá à empresa acompanhar melhor seu uso ao longo do tempo. Confira os novos filtros:

Continua após a publicidade

De acordo com o Tech Crunch, nas próximas semanas, o Facebook planeja mostrar às pessoas um resumo no Feed de notícias com todos os amigos, familiares e pessoas que você segue que estão usando esses filtros. A ideia por trás do lançamento desses filtros tem como base uma pesquisa norte-americana que aponta que normas sociais podem ter um grande impacto na atitude e no comportamento das pessoas quando se trata de sua saúde.

Com isso, a ideia do Facebook é que quando os usuários se depararem com pessoas que conhecem e em quem confiam recebendo a vacina, serão incentivados a fazer o mesmo. Isso pode ser particularmente eficaz quando se trata de encorajar aqueles que, de outra forma, não tinham certeza se tomariam a vacina ou não.

Utilizar as redes sociais para incentivar a vacinação também é uma das recomendações do próprio CDC, que chegou inclusive a divulgar um conjunto de exemplos de mensagens que poderiam ser usadas ​​por organizações que desejassem promover vacinas em redes sociais como o Facebook, o Twitter e o LinkedIn.

Continua após a publicidade

A equipe do Canaltech tentou entrar em contato com o Facebook para saber quando chegam esses novos filtros no Brasil, mas não conseguiu obter uma previsão.

Fonte: Tech Crunch, PsyArXiv Preprints