Dicas para conhecer melhor as opções e filtros de busca do Facebook

Reprodução

Ao longo dos anos, o Facebook foi aprimorando a sua plataforma e se transformou em muito mais do que apenas um lugar para estar conectado com os amigos. Em um de seus aprimoramentos feitos ao longo dos anos, a rede social implementou novas formas buscar conteúdo, contando com várias opções de filtros. 

Se você não sabe do que estamos falando ou tem alguma dificuldade em encontrar a informação que procura na rede social, acompanhe as dicas abaixo para entender um pouco mais como funcionam as buscas do Facebook.

Nível básico

Começar uma pesquisa no Facebook é bastante intuitivo. Na barra de buscas na parte superior, você digita um termo, que pode ser o nome de uma pessoa ou uma palavra qualquer, e os resultados são exibidos em diferentes categorias, conforme a relevância de cada resultado.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Procurando por "Canaltech", por exemplo, o Facebook exibiu a página principal no topo; logo abaixo, um grupo; e então publicações de amigos, artigos, publicações públicas, de seus grupos e, por último, perfis com o nome informado.

Utilizando os filtros

Para cada categoria que foi citada acima, você pode utilizar diversos filtros para chegar até o conteúdo que está procurando, e eles estão localizados no menu vertical ao lado esquerdo da tela. Conheça quais são os filtros:

Publicações de - Aqui, você pode escolher entre visualizar as publicações de qualquer pessoa, apenas suas, de seus amigos e grupos, ou pode ainda personalizar clicando na opção "Escolha uma fonte". Ali, você seleciona uma pessoa ou página para conferir as publicações feitas por ela utilizando o termo buscado;

Tipo de publicação - Neste filtro, você escolhe se quer visualizar conteúdo por todas as postagens, ou apenas aquelas que você já visualizou;

Publicado no grupo - Nesta opção, você pode escolher entre visualizar publicações postadas em qualquer grupo, desde que esteja aberto, ou os grupos em que você participa, ainda com a possibilidade de escolher um em específico;

Localização marcada - Com esta opção, você escolhe se deseja visualizar marcações de qualquer lugar, apenas da cidade em que você mora, ou algum outro local fazendo a busca manual clicando em "Escolha uma localização";

Data de publicação - Aqui, você faz a busca por qualquer data ou por um ano em específico.

Também existe um outro menu na página de buscas que fica localizado no topo do resultado da busca. Lá, você selecione resultados gerais, somente publicações, pessoas, fotos, páginas, locais, grupos, aplicativos ou eventos. Dentro de algumas dessas categorias há outros filtros para buscas.

Buscas avançadas

Não são apenas publicações de amigos que você pode encontrar nas buscas do Facebook. A rede social também oferece o serviço de divulgação de vagas de emprego e de compra e venda de produtos.

Para procurar por um emprego, acesse facebook.com/jobs e comece a navegar pelas vagas disponíveis. No menu do lado esquerdo, estão novas opções de filtros. Você pode escolher entre localização, tipo de vaga (período integral, meio período, estagiário, voluntário ou contrato) e setor, como saúde, beleza, escola, agências de publicidade, entre outros.

No topo da lista de filtros está a barra de busca exclusiva para a busca das vagas.

Para encontrar produtos à venda, acesse facebook.com/marketplace para conferir os produtos disponíveis para você comprar. O recurso também conta com um menu de filtros; nele, você pode procurar por preço, localização e categorias, como moradia, roupas e acessórios, veículos, eletrônicos, classificados, entre outras opções.

Agora que você já conhece todos os filtros de busca do Facebook, fica ainda mais fácil procurar pelo que você quer dentro da rede social.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.