Publicidade

Meta vai rotular mais e remover menos conteúdos gerados por IA

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Mariia Shalabaieva/Unsplash
Mariia Shalabaieva/Unsplash

A Meta anunciou uma mudança na abordagem sobre conteúdos compartilhados em suas plataformas que utilizam ferramentas de IA para gerar imagens, vídeos e áudios. A dona das redes sociais Facebook, Instagram e Threads informou que vai rotular esses materiais de acordo com uma alteração na política sobre mídias manipuladas.

Segundo a companhia, essa atualização tem como objetivo atender aos novos usos e possibilidades de produção de conteúdo com as tecnologias emergentes de inteligência artificial.

Mais rótulos, menos remoção

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No comunicado, a Meta esclarece que a política atual sobre mídias manipuladas está desatualizada e se limitava a materiais em vídeo. “Nossa política de mídia manipulada foi escrita em 2020, quando o conteúdo realista gerado por IA era raro e a preocupação geral era com os vídeos”, informa a empresa.

Além de incluir imagens e áudios na política sobre conteúdos manipulados por IA para atender os novos tempos, a Meta definiu uma abordagem “menos restritiva” sobre a circulação desses materiais em suas redes sociais.

A partir de um feedback do Conselho de Supervisão, a Big Tech optou em priorizar “rótulos de contexto sobre o conteúdo” em vez de remover mídias manipuladas por IA.

“O Conselho argumentou que corremos o risco desnecessário de restringir a liberdade de expressão quando removemos mídias manipulados que não violam os nossos Padrões da Comunidade”, explica a empresa no comunicado.

Rótulos a partir de maio

Com base nessa decisão, a Meta informou que os rótulos em conteúdos gerados por IA começarão a ser exibidos a partir de maio.

“Os rótulos vão cobrir uma gama mais ampla de conteúdo, além do conteúdo manipulado recomendado pelo Conselho de Supervisão. Se determinarmos que imagens, vídeos ou áudios gerados ou alterados digitalmente criam um risco particularmente elevado de enganar o público sobre uma questão importante, poderemos adicionar um rótulo mais proeminente para que as pessoas tenham mais informações e contexto”, detalha a companhia.

Continua após a publicidade

Com os rótulos a partir de maio, a Meta informou que vai deixar de remover conteúdos manipulados com base na política antiga a partir de julho — prazo definido para que as pessoas possam compreender o novo processo de rotulação.

No entanto, materiais que violam os padrões da comunidade, como conteúdos que apresentam violência, assédio ou bullying continuarão sendo removidos das redes sociais pela Meta “independentemente de eles terem sido criados pela IA ou por uma pessoa”, reforça a companhia.