Meta ajusta rótulos de IA em imagens editadas no Facebook e Instagram
Por Guilherme Haas |

A Meta anunciou uma atualização nos rótulos de conteúdo editado por ferramentas de inteligência artificial em suas plataformas. A mudança vai alterar a forma como imagens e vídeos manipulados por IA são identificados no Facebook, Instagram e Threads, retirando o rótulo de IA da área visível e transferindo-o para o menu da postagem.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
 - Meta notifica usuários brasileiros sobre coleta de dados para treinar IA
 
AI Info em imagens nas redes da Meta
Anteriormente, a marcação “AI info” aparecia diretamente sob o nome do usuário, indicando qualquer uso de IA na criação ou edição do conteúdo. Agora, o rótulo será exibido apenas no menu superior da postagem, acessível por quem desejar verificar se a imagem foi modificada com ferramentas de IA. A Meta continuará aplicando o rótulo visível apenas para conteúdos gerados completamente por IA, como aqueles criados a partir de um prompt de IA.
Segundo a empresa, a mudança tem o objetivo de “refletir melhor o nível de uso da IA” nas imagens e vídeos postados nas plataformas. A Meta também informou que continuará indicando se o rótulo foi adicionado devido a sinais compartilhados na indústria, como os metadados aplicados por ferramentas de IA, ou por autoidentificação dos usuários.
A alteração começa a ser implementada na próxima semana. Esta não é a primeira modificação nos rótulos de IA da Meta. Em julho, a empresa substituiu o termo “Feito com IA” por “AI info”, após reclamações de fotógrafos sobre a aplicação incorreta do rótulo em fotos reais.
Esses rótulos se tornaram parte da estratégia da Meta para informar os usuários sobre o uso de IA, que vem sendo cada vez mais integrada em ferramentas de edição de imagens e vídeos.
Leia mais sobre o uso de IA pela Meta: