Juíza de Nova Iorque define que incorporação de tweets configura violação legal

Por Ares Saturno | 16 de Fevereiro de 2018 às 19h22
Reprodução

A justiça novaiorquina definiu que a publicação de tweets em outras páginas, blogs e sites podem ser consideradas violação dos direitos autorais. A responsável pela polêmica decisão é a juíza Katherine B. Forrest, que proferiu sua decisão na última quinta-feira (15).

Tradicionalmente, os tribunais definem como infração de direitos autorais quando o conteúdo intelectual ou artístico é hospedado em uma página sem a devida autorização ou menção de créditos, mas é a primeira vez que conteúdo reproduzido através de links de redes sociais é considerado ilegal. Segundo o que foi informado por jornalistas que tiveram acesso aos autos de Forrest, há ali uma descrição do processo de incorporação de tweets e imagens. 

A discussão começou após Justin Goldman fotografar o marido de Gisele Bündchen e jogador da NFL, Tom Brady, e postar a imagem no Snapchat Story. Diversos usuários das redes sociais tweetaram a fotografia de Justin Goldman e muitos sites de notícia incorporaram aqueles tweets para ilustrar matérias jornalísticas sobre Brady, enfurecendo Goldman o suficiente para que o fotógrafo entrasse com a ação jurídica.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Ainda cabem apelações da decisão da juíza.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.