Instagram vai priorizar conteúdo original e penalizar repost
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
O Instagram anunciou uma mudança no algoritmo de recomendação de Reels que visa priorizar conteúdos originais e dar mais visibilidades a criadores com menor número de seguidores. As novidades foram compartilhadas no blog oficial da plataforma nesta terça-feira (30) e fazem parte dos esforços da companhia de corrigir o sistema de ranqueamento da rede social.
A alteração tem um maior impacto sobre contas agregadores que republicam materiais de terceiros — às vezes sem dar os devidos créditos. Perfis que realizarem reposts em excesso não serão mais recomendados nas abas de Reels e Explorar do Instagram.
Medidas contra reposts
No blog oficial, o Instagram justifica que as medidas ajustam o desequilíbrio de contas com muitos seguidores e dão oportunidade para perfis menores e com produção original de alcançarem uma maior audiência.
“Historicamente, devido à forma como classificamos o conteúdo, os criadores com muitos seguidores e agregadores de conteúdo republicado obtiveram mais alcance nas recomendações do que os criadores de conteúdo originais menores. Achamos que é importante corrigir isso para dar a todos os criadores uma chance mais igualitária de alcançar novos públicos”, informa a companhia.
Para impulsionar os materiais originais, o Instagram vai substituir os Reels republicados pelas versões originais nas abas de recomendações ao identificar conteúdos idênticos. Além disso, novas marcações serão adicionais automaticamente nos reposts para dar crédito ao criador original.
Essas alterações serão aplicadas em publicações que não fizerem alterações aos materiais — como transformar um post em um meme ou adicionar uma narração original. Criadores identificados com permissões de compartilhamento ou com acordos de licenciamento não serão afetados pela mudança.
Já as contas que realizarem mais de 10 reposts de conteúdos de terceiros dentro de um período de 30 dias serão removidas complementada das recomendações da plataforma. Isso significa que páginas que repostam fotos e vídeos de outras contas, como perfis de fãs de celebridades, terão menos destaque nas abas de Reels e Explorar.
O Instagram informa que as contas impactadas por essa mudança no algoritmo poderão se tornar elegíveis novamente para recomendação após 30 dias da última republicação de conteúdo “não original”.
Ranqueamento de conteúdo original
Junto com as medidas contra repost de conteúdos de terceiros, o Instagram anunciou também um novo sistema de ranqueamento de materiais originais para dar mais visibilidade para perfis com menor número de seguidores.
Nesse sistema, o conteúdo original é exibido para uma parcela do público que pode ter afinidade com o material, independente de seguir ou não a conta que fez a publicação. “À medida que esse público se envolve com o conteúdo, o conjunto de Reels com melhor desempenho é mostrado para um público um pouco mais amplo. Depois, o melhor deles é exibido para um grupo ainda mais amplo e assim por diante”, explica o Instagram.
Esse novo método de ranqueamento será implementado no decorrer dos próximos meses, o que significa que os criadores podem não ver o efeito do algoritmo imediatamente. Para ver como aumentar o engajamento da sua conta, veja também dicas para tirar fotos melhores para o Instagram e deixar o perfil mais bonito.