Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram utiliza dados do Facebook para priorizar publicações seu feed

Por| 12 de Outubro de 2018 às 14h10

Link copiado!

Instagram utiliza dados do Facebook para priorizar publicações seu feed
Instagram utiliza dados do Facebook para priorizar publicações seu feed
Tudo sobre Instagram

Desde 2016, quando os feeds do Instagram deixaram de ser organizados de forma cronológica, os algoritmos têm utilizado o ranking de feeds como forma de determinar quais postagens aparecerão de forma prioritária e quais serão deixadas para o final da rolagem.

O líder de produtos do Instagram, Julian Gutman, falou ao Mashable que até mesmo as suas atividades e interações no Facebook influenciam a ordem dos conteúdos no feed principal da rede social.

Segundo Julian, a decisão de alterar a prioridade das postagens no feed sem levar em consideração a cronologia das publicações veio após a empresa perceber que grande parte dos conteúdos importantes que seus usuários queriam ver eram perdidos em meio a outras mensagens e imagens não tão significativas assim.

Mas como o Instagram determina o que é importante para seus usuários? Segundo Gutman, por meio de aprendizado de máquina, o sistema analisa sua atividade não apenas na própria rede social, mas também suas interações com seus contatos por meio do Facebook. O algoritmo está "constantemente se adaptando e evoluindo ao longo do tempo", de forma que o feed se adequa com a chegada de novos amigos — ou de novos interesses — calculando as probabilidades de cada usuário se interessar pelos conteúdos postados por seus contatos de acordo com o histórico de interesses. Outros fatores levados em consideração são a cronologia da postagem e o grau de intimidade com o autor do conteúdo.

Continua após a publicidade

Nesse último caso, as informações são alimentadas pelo seu histórico de interações no Facebook. Julian não quis detalhar muito quais os dados do Facebook são utilizados pelos modelos de aprendizado de máquina, mas afirmou que as interações dos usuários permitem uma melhor compreensão da natureza dos relacionamentos entre os contatos.

Fonte: Mashable