Instagram pode permitir links clicáveis nas legenda das fotos, mas tem porém

Por Felipe Junqueira | 14 de Setembro de 2020 às 15h30
Wokandapix/Pixabay
Tudo sobre

Instagram

Saiba tudo sobre Instagram

Ver mais

O Instagram pode finalmente permitir que usuários coloquem links clicáveis na legenda das fotos publicadas na rede social, mas há uma pegadinha: o aplicativo, que pertence ao Facebook, pretende fazer uma cobrança para que o endereço se torne clicável pelos leitores.

Uma patente publicada no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos mostra como funciona a ideia. A documentação foi enviada ao órgão pelo Facebook e tem até uma imagem que ilustra como ficaria uma postagem com o link para uma página externa à rede social.

De acordo com a descrição, você poderia colocar uma URL na legenda e, ao fazer a publicação, o app pergunta se link deve se tornar clicável. Caso você concorde, uma taxa de US$ 2 (cerca de R$ 10) será cobrada; se disser que não, a URL aparece como texto não clicável e não selecionável, tal qual acontece atualmente .

Patente sugere que Instagram pode permitir links na legenda das fotos (Imagem: Reprodução/USTPO)

“Se detectar que o conteúdo em texto da legenda inclui uma sequência de texto de link, identificando um endereço, o sistema solicita ao usuário que pague uma taxa para gerar um link”, explica a patente, requerida há cerca de um mês. Não ficou claro se essa taxa seria cobrada de todos os usuários ou apenas de usuários comerciais nem se é fixa (ou seja, se o valor pode variar conforme o solicitante).

Rede social fechada

Por enquanto, o Instagram só permite que usuários verificados ou com mais de 10.000 seguidores coloquem links externos nos Stories, com o “arraste para cima”. Nas legendas das fotos, nenhum link clicável é permitido até hoje, e muitos chamam os seguidores para irem à página de perfil para clicar no "link da bio" quando querem promover alguma página.

Esse “fechamento” do Instagram, que dificulta seus usuários de promoverem outras páginas, é proposital, já que o aplicativo cobra por postagens publicitárias, permitindo que essas tenham links externos. A ideia de cobrar por links na legenda parece ser evitar que empresas driblem essa cobrança e passem a utilizar postagens regulares para fazer anúncios.

E você, gostaria de divulgar links na legenda do Instagram ou prefere o aplicativo do jeito que é hoje, mais fechado e focado apenas nas fotos e stories publicados por lá? Deixe a sua opinião nos comentários.

Fonte: USTPO  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.