Instagram permite fazer lives apenas para amigos próximos
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
O Instagram lançou uma nova opção que permite realizar transmissões ao vivo apenas os “amigos próximos”. O recurso permite que as pessoas realizem lives mais restritas e exclusivas para seus principais contatos na rede social e aparece ao tocar no botão para iniciar uma nova exibição ao vivo no aplicativo. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (20) e já está disponível para todo o público em nível mundial.
Lives para amigos próximos no Instagram
Até então, quando você iniciava uma live no Instagram, qualquer pessoa poderia assistir à transmissão, caso a sua conta fosse pública, ou todos os seguidores, caso a conta fosse privada. Com o novo recurso, é possível escolher transmitir a live apenas para a sua lista de “amigos próximos” ("close friends", em inglês) — relação que pode ser alterada a qualquer momento.
Segundo o Instagram, a novidade busca ajudar as pessoas a evitar os trolls nas transmissões e focar em suas conexões reais. Com lives restritas ao círculo mais íntimo de amigos e familiares, não há a preocupação com a exposição a um público mais amplo.
Além de restringir a transmissão apenas para os contatos próximos, é possível definir até três outras contas como “coanfitriões” da live para criar um espaço de maior interação ao vivo.
Como transmitir apenas para os amigos próximos
Para usar o novo recurso de live apenas para amigos próximos no Instagram, siga estes passos:
- Acesse o Instagram e toque no botão “+” no menu inferior;
- Escolha a opção “Ao vivo”;
- Toque no botão de público no menu lateral;
- Marque a opção “Amigos próximos”;
- Adicione ou edite a lista de amigos próximos;
- Confirme a seleção em “Definir público”;
- Inicie a transmissão.
Vale notar que, após iniciar a live, não é possível alterar a lista de amigos próximos e adicionar outros contatos.
Instagram mais privado
O Instagram tem desenvolvido modos de uso mais privados da plataforma e atribuído mais aplicações do recurso de “amigos próximos”. No ano passado, o público ganhou a opção de tornar as publicações em seu feed visíveis apenas para a sua lista de contatos próximos em vez de exibir os conteúdos para todos os seguidores.
A rede social começou a testar também a opção de criar várias listas de amigos próximos, cada uma com pessoas diferentes. O recurso pode ser alternativa para quem tem necessidade de segmentar a sua audiência e salvar grupos distintos de contatos — sem precisar editar a lista única de amigos próximos para cada ocasião.
Veja também postar fotos no feed, reels e stories somente para um grupo seleto de amigos.