Instagram pode deixar os Stories mais parecidos com o TikTok

Por Felipe Junqueira | 03 de Fevereiro de 2021 às 15h40
Alexander Shatov/Unsplash

O Instagram estuda fazer uma mudança na maneira como os usuários navegam pelos Stories. De acordo com um desenvolvedor, o app testa alterar a orientação dos movimentos de horizontais para os verticais nessa parte da rede social. Com isso, a função abandonaria a ideia original, semelhante à do Snapchat, para adotar o estilo popularizado pelo TikTok.

A novidade foi descoberta inicialmente pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi, que encontrou a mudança nos códigos do Instagram. O recurso não está ativado, mas um porta-voz da plataforma confirmou ao site TechCrunch que trabalha na alteração.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

“O Instagram está trabalhando em Stories verticais. Deslize para cima ou para baixo para navegar pelas publicações”, escreveu Paluzzi, que publicou uma captura de tela do que seria um aviso do app sobre a mudança em seu perfil no Twitter. Logo em seguida, ele adicionou que o “recurso ainda está em teste/protótipo e pode nunca ir ao ar”.

Do Snapchat para o TikTok

Os Stories chegaram ao Instagram como uma resposta ao Snapchat, que ganhava adeptos entre os mais jovens e começava a atrair os usuários do concorrente. A rede social de fotos copiou quase tudo o que pôde do novo rival, incluindo o método de navegação entre as publicações, feita horizontalmente, com toque nas laterais da tela ou deslizando para esquerda ou direita para avançar ou voltar.

Hoje, a sensação do momento é o TikTok, que inclusive já arrebanhou mais usuários do que o Snapchat acumulou em seu auge. Curiosamente, a rede social mais antiga já adaptou sua navegação para o estilo vertical, movimento mais natural, visto que é a maneira como navegamos em outras redes, como Facebook e Twitter, e também em páginas da internet. O próprio Instagram utiliza este método em seu recurso mais recente, o Reels.

Por enquanto, os Stories seguem com a navegação horizontal. O Canaltech quer saber a sua opinião: você prefere a navegação horizontal, como é hoje, ou a vertical? Conte aí embaixo, nos comentários.

Fonte: Alessandro Paluzzi, TechCrunch  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.