Publicidade

Instagram disponibiliza API para que empresas atendam clientes via DM

Por| 20 de Outubro de 2020 às 12h40

Link copiado!

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook
Tudo sobre Instagram

O Instagram anunciou na última segunda-feira (19) que disponibilizou a API do seu mensageiro para que as empresas possam conversar com seus clientes por meio do Direct Messages (DM), bem como utilizar bots para responder as dúvidas mais comuns.

De forma geral, trata-se da mesma API usada para o Facebook Messenger e que ganhou uma atualização para que os bots sejam usados também no DM do Instagram. Com isso, as empresas ganham novas ferramentas para gerenciar as comunicações de seus clientes na rede social em questão de forma escalonável.

Continua após a publicidade

Os novos recursos da API permitem que as empresas integrem as mensagens do Instagram com seus aplicativos e fluxos de trabalho. Com isso, segundo o Facebook (controlador da rede social), será possível conduzir conversas mais significativas, aumentar a satisfação do cliente e aumentar as vendas.

Ferramentas

Segundo o Facebook, no ano passado, o total de conversas diárias entre pessoas e empresas no Messenger e Instagram cresceu mais de 40%. E com a possibilidade de usar bots no Direct Messages do Instagram, as empresas terão uma única plataforma para responder às mensagens em vários canais.

A API do Messenger agora permite que essas companhias gerenciem mensagens iniciadas por pessoas em toda a sua presença no Instagram, incluindo "Perfil", "Lojas" e "Stories". As empresas poderão usar informações dos principais sistemas de ERP junto com as mensagens do Instagram, permitindo mais conversas pessoais e que podem gerar melhores resultados de negócios.

Continua após a publicidade

Por exemplo, as empresas que se integram a um sistema de CRM podem dar ao SAC uma visão holística da fidelidade do cliente. Além disso, os investimentos existentes em pessoas, ferramentas e fluxos de trabalho para gerenciar outros canais de comunicação podem ser aproveitados e estendidos para oferecer suporte aos clientes no Instagram. Esta atualização também trará recursos do Facebook Shops e recursos de mensagens para a API do Facebook Messenger, para que as empresas possam criar experiências de cliente mais conectadas e imersivas.

Além disso, o Instagram terá, pela primeira vez, recursos que permitirão às empresas responder imediatamente a consultas comuns usando bots, mas com a possibilidade de intervenção humana em tempo real para dúvidas mais complexas.

Em teste

Continua após a publicidade

A API atualizada está, atualmente, em beta com um número limitado de parceiros desenvolvedores e empresas. Entre elas, estão Adidas, Amaro, Glossier, H&M, MagazineLuiza, Michael Kors, Nars, Sephora e TechStyle Fashion Group e outras marcas de consumo. Segundo os envolvidos nos primeiros testes (Alfa), houve melhorias na comunicação, incluindo taxas de resposta mais altas, tempos de resolução de problemas reduzidos e percepções mais profundas do cliente como resultado das integrações.

No entanto, apenas parceiros homologados têm acesso à API atualizada, com plataformas de ERP inclusas, como Zendesk, SocialBakers, Sprinklr e Hootsuite, entre outras. A relação completa está neste link.

Fonte: Instagram