Instagram cria "alerta de instabilidade" para avisar sobre quedas da rede

Instagram cria "alerta de instabilidade" para avisar sobre quedas da rede

Por Igor Almenara | Editado por Wallace Moté | 12 de Outubro de 2021 às 15h00
Souvik Banerjee/Unsplash

Depois de cair duas vezes numa mesma semana, o Instagram apresentou medidas para evitar que sua base de usuários fique à deriva em momentos de instabilidade. Sempre que a plataforma enfrentar algum problema e boa parte do público esteja à procura de mais informações, ela enviará uma notificação para todos, visível no app para celular.

Segundo o Instagram, a adição dos avisos de instabilidade no serviço é resultado de uma ampla pesquisa. Por se tratar de uma rede social que assume profunda importância em perfis comerciais, a funcionalidade permite que usuários atestem as ocorrências mais rapidamente.

O aviso de instabilidade aparece no Feed de Atividade do app, e também ajuda a entender se um recurso ou outro não estão funcionando como o esperado (Imagem: Reprodução/Instagram)

Primeiro, a notificação de instabilidade começará a rodar para usuários dos Estados Unidos, e só meses depois deve ser ampliada para mais regiões. Por se tratar de um aviso bem eventual, é pouco provável que o usuário se depare com o alerta — e, na prática, é até bom torcer para que não apareça.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A notificação geral é até uma boa ideia e pode ajudar muitos a entenderem o que acontece com o Instagram em momentos que as coisas parecem não funcionar direito, mas o que será que aconteceria se até o app também ficasse indisponível? A solução da rede social é funcional, mas só serve ao seu propósito depois que o problema for devidamente resolvido.

Um aviso também será deixado assim que o problema for resolvido (Imagem: Reprodução/Instagram)

Entenda o que acontece na sua conta

Em paralelo, a rede social também apresentou o “Status da conta”. A ferramenta serve como uma central de informações sobre publicações detectadas como violações às Diretrizes da Comunidade da plataforma.

O Status de Conta servirá para dar maior suporte aos usuários que tiveram alguma publicação removida por violações às regras da rede social (Imagem: Reprodução/Instagram)

A partir desse centro, usuários conseguem acompanhar quais posts foram removidos e quais motivos justificam a remoção. Além disso, a seção permite que usuários recorram da decisão com poucos cliques, caso acreditem que a punição tenha sido efetuada por engano.

Neste caso, o Instagram já está distribuindo o recurso entre usuários do mundo inteiro. Para conferir a novidade, vale dar uma olhada na Play Store e na App Store e checar se há atualizações pendentes.

Atualização - 13/10, às 16:35: foram incluídas informações quanto a disponibilidade do recurso Status da Conta.

Fonte: Instagram

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.