Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram começa a limitar sugestão de conteúdos políticos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Março de 2024 às 09h37

Link copiado!

dlxmedia.hu/Pexels
dlxmedia.hu/Pexels
Tudo sobre Instagram

O Instagram adicionou uma nova configuração nas sugestões de conteúdo para limitar a exibição de materiais de teor político para os usuários. A novidade foi anunciada no começo de fevereiro pela Meta e agora começa a aparecer para o público no país norte-americano.

A restrição de “conteúdos políticos de contas que você não segue” aparece ativada por padrão e vale também para o Threads — isso porque a rede de microblog compartilha o mesmo sistema de conta do Instagram.

Restrição de conteúdo político

Continua após a publicidade

A opção de limitar a exibição de conteúdos políticos oferece mais controle sobre os materiais que aparecem no feed, especialmente neste caso nas áreas de sugestões e recomendações da plataforma.

Com a mudança, as pessoas precisam ativar manualmente a opção "Não limitar" para ter ver mais conteúdo desse tipo nas recomendações do feed no Instagram e no Threads.

A decisão da Meta de adicionar esse ajuste no controle de conteúdo chega em um momento crítico de debate sobre o papel das redes sociais na política. Nos últimos anos, cresceu a discussão sobre a facilidade de circulação de fake news nas redes e o impacto delas sobre eleições e decisões políticas.

Continua após a publicidade

Ao dar a opção aos usuários de limitar a visibilidade de conteúdos políticos, a Meta pode diminuir as críticas que recebe por pecar na moderação de fake news e outros materiais polêmicos que possam envolver o mundo da política.

O novo modo de configuração começou a ser implementado, sem muita divulgação, na semana passada para o público nos Estados Unidos — país que tem este ano mais uma disputa presidencial que deve mexer com as emoções dos eleitores.

E no Brasil?

No Brasil, a ferramenta ainda não foi liberada para o público. Em resposta ao questionamento do Canaltech, o Instagram reforçou que a implementação será realizada de forma lenta e gradual — conforme consta no anúncio de fevereiro — e não deu uma previsão de lançamento do recurso no país.

Continua após a publicidade

Para deixar de receber conteúdos indesejados, veja também como silenciar contas no Instagram