Publicidade

Instagram avisa quando tira print? Entenda como funciona

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Janeiro de 2024 às 12h00

Link copiado!

Katka Pavlickova/Unsplash
Katka Pavlickova/Unsplash
Tudo sobre Instagram

Sim, o Instagram avisa quando alguém tira print, mas existem alguns poréns: isso só ocorre quando a captura de tela é feita em mensagens temporárias enviadas via DMs (Direct Messages) — sejam mensagens de texto ou conteúdo audiovisual. Em outras situações, como stories, publicações no feed e bate-papo comum, a rede social não “dedura” quando alguém registra sua tela.

Além disso, o Instagram não notifica gravações ou capturas de tela mesmo se o conteúdo estiver publicado no modo Close Friends. Em 2016, a rede social até testou um sistema que avisava quando alguém fazia print de fotos e vídeos, contudo o recurso não foi para frente e acabou descontinuado.

Como saber quem tirou print do seu Instagram

Continua após a publicidade

Como mencionado, o Instagram dispara notificações somente se o print tiver sido feito em mensagens temporárias ou vídeos e fotos de visualização única. Veja abaixo como ter acesso aos alertas da rede social:

No modo temporário

Se uma conversa estiver habilitada no modo temporário, o Instagram avisa quando um print é feito na tela — inclusive por parte de quem criou o chat. Contudo, a rede social não dispara o alerta por meio de notificações push, então você deve entrar dentro do chat para ver. Faça assim:

  1. Abra a conversa desejada;
  2. Confira se há o alerta de captura de tela.
Continua após a publicidade

Em fotos e vídeos de visualização temporária

Prints feitos em fotos e vídeos de abertura única ou de repetição são “entregues” pelo Instagram para o autor do conteúdo. O aviso é feito através das notificações push do celular, mas também é possível visualizar o alerta dentro conversa

A notificação é simbolizada por um ícone de círculo traçado. Veja como visualizar:

Continua após a publicidade
  1. Abra a conversa desejada;
  2. Confira se há um ícone de círculo traçado ao lado do conteúdo enviado.

Vale avisar que não há como anular uma notificação de um print depois que o Instagram alerta a outra pessoa. O aviso fica ativo até que usuário “printado” resolva abrir para conferir o perfil de quem fez a captura, portanto pense duas vezes antes de tirar prints por aí.

Boato fake

Continua após a publicidade

No final de 2023, circulou um boato (bem batido, diga-se de passagem) dando conta de que uma atualização do Instagram mostraria quem visitou o perfil estilo o que acontece no LinkedIn, mas isso não passava de fake news. A Meta inclusive confirmou ao Canaltech que não há qualquer recurso do gênero no Instagram e nunca dei indícios de que planeja implementar algo do tipo. 

Entretanto, embora o Instagram não conte com uma “bina” nativa, existem algumas maneiras de saber (ou deduzir) se alguém deu uma bisbilhotada no seu perfil.