Publicidade

Instagram atualizou e vai mostrar quem visitou seu perfil? É fake

Por| 12 de Dezembro de 2023 às 15h28

Link copiado!

JulieAlexK/Envato
JulieAlexK/Envato
Tudo sobre Instagram

Circula na web um boato de que o Instagram atualizou e vai mostrar quem viu o seu perfil — e se você viu essa afirmação por aí, pode ficar tranquilo porque isso não é verdade. Este boato, aliás, nem sequer é novo, porque já circulou também no ano passado e, como você pode ter percebido, não passou de um rumor.

Desta vez, alguns perfis famosos no X (antigo Twitter) reviveram o boato com direito a print falso e tudo — e, já que perfis verificados hoje em dia podem ganhar dinheiro com audiência na rede de Elon Musk, fica até fácil entender porque algumas pessoas fazem isso.

Para tirar de vez essa dúvida, o Canaltech entrou em contato com o Instagram. Em resposta, a rede confirmou que tal recurso não existe no Instagram e deixou claro que qualquer novidade nesse sentido será comunicada ao público.

Continua após a publicidade

No próprio X, inclusive, leitores adicionaram notas a postagens com tal alegação para informar que se trata de uma mentira.

Nunca vai acontecer?

Isso significa que a função no melhor estilo Orkut nunca vai ser implementada no Instagram? Claro que não, afinal a rede pode decidir que tal recurso é uma boa ideia em algum momento do futuro. Contudo, ainda não chegou o momento em que a plataforma vai dedurar quem anda stalkeando você (e vice-versa, vale ressaltar).

Continua após a publicidade

Além disso, pense que em um dia o Instagram implemente essa função: é totalmente plausível imaginar que ajustes de privacidade serão oferecidos para que tal opção seja desativada.

De qualquer forma, não há nada com que se preocupar — mas vale lembrar que a prática de stalking pode ser considerada crime em alguns casos.

Como saber quem viu seu perfil no Instagram

Não há qualquer método oficial de fazer isso, mas você pode recorrer a aplicativos que prometem mostrar quem acessou o seu perfil — ao menos em teoria. Na lista feita pelo Canaltech, há três opções, porém vale adiantar que todas elas são pagas. E, claro, essas informações nem sempre são fidedignas, sem contar que ao usar este tipo de recurso você dá acesso a informações da sua conta a terceiros — então assine e use qualquer coisa por sua conta e risco.