InMail | Como funcionam as mensagens do LinkedIn
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O InMail é um recurso do LinkedIn que permite enviar mensagens para pessoas que não estão na sua lista de conexões. A ferramenta faz parte dos benefícios do LinkedIn Premium, serviço pago de assinatura da rede social.
- Como deixar o LinkedIn atrativo | 10 dicas para se destacar
- O que publicar no LinkedIn | Posts "que funcionam" na rede profissional
O envio funciona a partir de créditos: cada conversa iniciada cobra uma unidade e o LinkedIn devolve a quantia quando a pessoa responde a mensagem. É uma opção para quem deseja expandir o networking dentro da plataforma e facilita o contato com recrutadores, donos de empresas ou possíveis candidatos a vagas.
Qual a diferença do InMail para a mensagem convencional?
A caixa de entrada comum do LinkedIn só pode ser usada para enviar mensagens privadas às conexões na rede social, ou seja, os perfis adicionados pela sua conta. Nesse caso, não há limite de envios ou de chats iniciados.
No entanto, alguns perfis podem demorar para aceitar pedidos de conexão ou já possuem uma lista de contatos cheia na plataforma. Para essa situação, a alternativa é usar o InMail e começar uma conversa com pessoas de fora da sua rede, mas com limite de mensagens.
Como funciona o InMail no LinkedIn?
O InMail consiste numa mensagem com até 200 caracteres no título e 2.000 caracteres no campo de assunto. Para iniciar uma conversa, basta assinar o LinkedIn Premium e abrir o perfil de qualquer pessoa fora da sua rede. Em seguida, clique no botão “Enviar mensagem” e digite o texto.
Cada mensagem enviada consome um crédito do limite de InMail no plano Premium. O pacote de créditos é renovado a cada mês e a plataforma retorna o valor ao saldo quando o destinatário responde.
Quantas mensagens posso enviar por mês?
A quantidade varia conforme cada plano de assinatura do LinkedIn Premium. Veja a diferença:
- Premium Career: 5;
- Premium Business: 15;
- Sales Navigator Core: 50;
- Recruiter Lite: 30.
Para conferir os créditos restantes no perfil, basta acessar linkedin.com/premium/my-premium e ver a aba do InMail.
Há, ainda, os casos de perfis com o recurso Open Profile habilitado. Essa função também faz parte dos planos Premium e permite que qualquer pessoa envie uma mensagem gratuitamente, mesmo fora da conexão.
Como escrever um bom InMail
Algumas práticas podem ajudar a redigir a mensagem e receber uma resposta rápida. Apesar do limite extenso de caracteres, é muito importante criar um conteúdo sucinto e objetivo, para o destinatário entender todo o assunto.
Além disso, finalize o texto com um gancho para obter uma resposta. Pode ser uma dúvida, um convite ou até uma sugestão.