Como usar o Snapchat | Guia de Iniciantes

Como usar o Snapchat | Guia de Iniciantes

Por Felipe Freitas | Editado por Guadalupe Carniel | 03 de Março de 2022 às 14h00
Canaltech/Felipe Freitas

Capturar momentos é algo que pode ser feito de maneiras muito criativas no Snapchat. Conhecido pela popularização dos stories, a rede social tem se reinventado bastante com o passar dos anos. No aplicativo, é possível criar stories com filtros interativos, enviar mensagens temporárias, criar figurinhas personalizadas e até mesmo explorar histórias ao redor do mundo.

Ainda que o Snapchat não esteja mais em seu auge aqui no Brasil, o aplicativo oferece muitas ferramentas divertidas para criar vídeos e conversar com os amigos. Então, se você está voltando a usar o app depois de muito tempo, ou está conhecendo ele pela primeira vez, vale a pena conferir essas dicas. Veja como usar o Snapchat!

Grave stories com filtros do Snapchat

Existem muitos filtros criativos que você pode adicionar em suas gravações no Snapchat. Uma das novidades no aplicativo, é o modo “Linha do tempo” ele permite que os criadores gravem e editem vários clipes em sequência usando filtros diferentes.

Tocando em “Navegar” você pode encontrar vários filtros oficiais do Snap e criações da comunidade que estão em alta. Acessando “Explorar” também dá para pesquisar por filtros específicos e acessar categorias. Além disso, é possível aproveitar a função “Multi Snap” para publicar uma sequência de stories.

Navegue entre os filtros mais populares do Snapchat (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Acompanhe as principais novidades do Snapchat

No Snapchat, você pode acompanhar as principais novidades dos seus amigos e tendências da rede social de duas maneiras: acessando a aba “Histórias” você encontrará stories dos seus amigos em destaque e também descobrirá novos criadores de conteúdo; já a aba “Holofote” reúne várias novas recomendações de "snaps" para você, assim como a aba “For You” do TikTok, por exemplo.

Encontre novas histórias no Snapchat (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Explore histórias ao redor do mundo

Na aba “Local” o Snapchat permite que você explore um pequeno Mapa-múndi com milhares de histórias e criações. Se você gosta de conhecer novos lugares, culturas e pessoas essa é uma função muito interessante. Afinal, é como se você estivesse viajando ao redor do mundo através dos stories no seu celular. Vale a pena conferir!

Conheça novas culturas e lugares através do Snapchat (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Crie um avatar Bitmoji como sua versão 3D

Já imaginou como seria sua versão 3D? Lá no Snapchat, você pode criar um Bitmoji personalizado para aproveitar jogos e figurinhas na rede social. Acessando a aba “Perfil” basta tocar em “Criar meu avatar” para começar seu personagem.

Você pode criar um Bitmoji para aproveitar figurinhas personalizadas (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Jogos e mini-aplicativos dentro dos chats

Uma das funções mais divertidas dentro do Snapchat são os jogos e mini-aplicativos que ficam disponíveis nas conversas. Lá você pode convidar até mesmo um grupo de amigos para uma sala de jogos online. Existem muitas opções interessantes: você pode jogar quizzes, apostar corridas, cozinhar virtualmente e até mesmo participar de partidas de Xadrez.

Chame seus amigos para jogar e aproveitar mini-aplicativos nos chats do Snapchat (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Com essas dicas você pode começar a aproveitar os melhores recursos do Snapchat. Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos!

Fonte: Snapchat (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.