Guia completo: como usar o LinkedIn

TUDO SOBRE

LinkedIn

O LinkedIn é, sobretudo, uma rede social. Diferente do Twitter e do Facebook, este serviço é focado em relações profissionais, ou seja, ele tem uma certa etiqueta exclusiva a qual você precisa ficar de olho na hora de usar todos os seus recursos.

Isso porque ter um perfil no LinkedIn significa manter contato com a sua rede de trabalho, manter-se atualizado com as novidades do mercado de trabalho e, é claro, ficar atento a novas oportunidades profissionais que podem surgir por ali — muitas empresas usam a ferramenta para anunciar vagas e receber currículos, por exemplo.

Então, se você quer entrar nesse mundo do contato de trabalho via web, saber usar o LinkedIn é algo imprescindível. Neste guia, nós vamos dar as linhas gerais de como fazer isso, fazendo um passo a passo de como se cadastrar, como preencher seu perfil e como usar os recursos oferecidos pelo serviço.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Cadastre-se no LinkedIn

Ao acessar linkedin.com, você já dá de cara com a tela de cadastro. Preencha as informações ali solicitadas e depois clique em “Cadastre-se agora”.

Como usar o LinkedIn

Ao fazer isso, um e-mail será enviado à sua caixa de entrada. Vá até lá, clique no link presente na mensagem para confirmar o seu cadastro e então é hora de iniciar a criação do seu perfil em si.

Crie o seu perfil

Ao criar o seu perfil, você preenche o LinkedIn com suas informações pessoais e profissionais. Ali, é preciso incluir também informações como a empresa na qual você trabalha e também o cargo que ocupa na atualidade.

Como usar o LinkedIn

Na tela seguinte, defina qual é o seu principal propósito em utilizar o LinkedIn. Isso vai ajudar a rede a guiar você pelos seus serviços, mas em momento algum vai limitar a sua experiência de uso.

Como usar o LinkedIn

O próximo passo é definir alguns tópicos relacionados à sua vida profissional. A partir desta seleção, o LinkedIn vai selecionar artigos relacionados aos setores em que você atua. Haverá ainda mais uma tela deste tipo, na qual você seleciona o perfil de grandes líderes empreendedores para seguir.

Como usar o LinkedIn

Página inicial

Ao chegar na página inicial do LinkedIn, é possível ver uma linha do tempo com as atualizações mais recentes dos tópicos e dos perfis que você segue. Dê uma boa analisada na página inicial, afinal ela é o ponto de partida para tudo o que você pode fazer dentro desta rede.

Como usar o LinkedIn

A partir dela é possível acessar o menu de edição do seu perfil, postar novidades dentro do LinkedIn, conferir as atualizações mais recentes de seus contatos, acessar a central de notícias e de vagas da rede social e muito mais.

Complete o seu perfil

Antes de começar a usar o LinkedIn de fato, é preciso completar o seu perfil. Para fazer isso, clique sobre o menu “Perfil” e, depois, vá em “Editar perfil”.

Como usar o LinkedIn

Na tela de edição, tente adicionar a maior quantidade possível de informações a seu respeito. Quanto mais completo for o seu perfil, mais atraente ele se torna, afinal possíveis contatos profissionais podem saber exatamente qual a sua formação acadêmica e todos os detalhes da sua vida profissional.

Como usar o LinkedIn

Role a página para adicionar cargos que você já ocupou dentro da empresa atual ou em empregos anteriores. Além de inserir informações sobre o que você faz, é possível indicar links para portfólio, adicionar imagens e muito mais.

Como usar o LinkedIn

No seu perfil, você pode adicionar quais idiomas você fala, competências e recomendações e também dados mais específicos sobre a sua formação acadêmica. Role a página até o final para visualizar todas as opções.

Encontre vagas de empregos

Talvez o principal recurso do LinkedIn, a seção "Empregos" está disponível na barra de menus localizada no topo da tela. Clique sobre ela para ver as vagas mais recentes e encontrar ofertas de emprego que se encaixam no seu perfil.

Como usar o LinkedIn

Analisando as suas qualificações profissionais e tudo mais o que você informa ao preencher o seu cadastro, o LinkedIn separa algumas vagas que podem ser do seu interesse. Elas são exibidas na tela inicial do LinkedIn Empregos.

Como usar o LinkedIn

Além disso, você pode pesquisar por vagas de forma mais específica, usando inclusive algumas ferramentas avançadas de busca.

Como usar o LinkedIn

Adicione novos contatos

Manter uma rede de contatos também é uma boa forma de usar o LinkedIn. Posicione o mouse sobre o menu “Rede” e, então, clique em “Adicionar conexões”.

Nesta tela, você pode usar as suas contas de e-mail para encontrar pessoas. Ter muitos contatos também é uma forma bastante útil de ser encontrado por quem procura profissionais no LinkedIn.

Compartilhe atualizações

O LinkedIn tem suporte para a publicação de textos curtos e de artigos longos, funcionando assim como Twitter e Facebook. Aqui, porém, é preciso ficar atento ao tipo de conteúdo que você está compartilhando com a sua rede, lembrando-se sempre de que este serviço tem um perfil necessariamente profissional.

Como usar o LinkedIn

Na tela inicial você vê três abas para o compartilhamento de conteúdo. A primeira delas é “Compartilhar atualização” e serve para você dividir pensamentos curtos com seus contatos.

Um compartilhamento conta com três níveis distinto de privacidade:

  • Público: todos que acessarem o seu perfil podem ver;
  • Somente suas conexões: apenas os seus contatos da rede podem ver;
  • Público + Twitter: além de ser visto por todos os que acessarem o seu perfil, o compartilhamento é replicado também em sua conta do Twitter.

Publique artigos

Uma função adicionada recentemente no LinkedIn é a publicação de artigos. Isso transforma a rede social em um espaço prolífico para o compartilhamento de conteúdo corporativo, bem como dicas, visões sobre os negócios e muito mais. Clique em “Publicar item” para acessar o editor, que funciona como em um blog convencional.

Como usar o LinkedIn

Ali, escreva, revise e formate o conteúdo antes de colocá-lo no ar.

Como usar o LinkedIn

Leia notícias

Recentemente, o LinkedIn adquiriu o agregador de notícias Pulse, embutindo-o dentro de sua rede social. Por meio dele, você recebe as principais novidades do mundo corporativo diretamente em seu perfil, usufruindo de um espaço bem organizado e visualmente intuitivo.

Posicione o cursor do mouse sobre o menu “Interesses” e, então, clique em “Pulse”.

Como usar o LinkedIn

Ali, você pode seguir pessoas, encontrar notícias e ver publicações feitas por outros usuários da rede social, tudo organizado conforme os seus interesses. Para navegar de forma ainda mais precisa, utilize o menu à esquerda da tela e acesse um tópico do seu interesse.

Como usar o LinkedIn

Participe de grupos

Como as velhas comunidades do Orkut ou os atuais grupos do Facebook, o LinkedIn também conta com uma função semelhante. Posicione o cursor do mouse sobre o menu “Interesses”, localizado no topo da tela, e depois clique em “Grupos”. Ao fazer isso, o serviço vai indicar grupos com o seu perfil para você participar.

Como usar o LinkedIn

Se desejar, você pode procurar por um grupo em específico clicando em “Localizar grupo”, botão presente na lateral direita da tela.

Como usar o LinkedIn

Faça cursos online

O rol de serviços do LinkedIn é composto também pelo Lynda, uma biblioteca online de cursos. Você pode acessar lynda.com ou, na tela inicial do LinkedIn, ir em Interesses > Aprendizagem online.

Como usar o LinkedIn

Ali estão uma série de tutoriais, com material de apoio em texto e em vídeo, para você aprender mais sobre uma série de coisas.

Como usar o LinkedIn

Acesse novos conteúdos em forma de apresentações de slides

Também na seção “Interesses” do LinkedIn há a opção SlideShare, que é um serviço para compartilhamento de apresentações de slides — se preferir, acesse diretamente slideshare.net. Ali estão reunidos conteúdos sobre os mais variados temas, oferecendo uma forma diferenciada de obtenção de novos conhecimentos.

Como usar o LinkedIn

O SlideShare também faz parte da lista de serviços do LinkedIn, então você pode utilizá-lo como apoio ao conteúdo que acessa (ou publica) em seu perfil.

Como usar o LinkedIn

Conselhos pontuais ou gerais sobre o mercado de trabalho ou sobre ramos mais específicos do mundo corporativo, por exemplo, podem ser encontrados neste serviço.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.