Publicidade

Grupo diz que criptografia do Facebook pode beneficiar pedófilos

Por| 07 de Fevereiro de 2020 às 11h03

Link copiado!

Grupo diz que criptografia do Facebook pode beneficiar pedófilos
Grupo diz que criptografia do Facebook pode beneficiar pedófilos
Tudo sobre Facebook

Um grupo formado por 129 organizações globais de proteção à criança e relatos de crimes sexuais pediu, por meio de carta aberta, que o Facebook pare com a implementação de forte criptografia para a troca de mensagens dentro da rede social, alegando que ela pode beneficiar pedófilos e predadores sexuais, assegurando a eles um grau de anonimato e impunidade.

O pedido, endereçado ao CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, não pede que a criptografia em si seja extinta, vale citar, mas sim que a empresa pare com a sua implementação até que “medidas mais protetivas” às crianças tomem efeito.

"Em uma época em que poderíamos estar construindo algo em cima de iniciativas sofisticadas, o Facebook prefere, ao invés disso, vendar seus próprios olhos. Nós urgimos para que vocês reconheçam e aceitem que o aumento no risco de abuso infantil sendo facilitado no ou pelo Facebook não é uma troca razoável de ser feita. As crianças não devem ser colocadas no caminho de riscos, seja como resultado de decisões comerciais ou escolhas de design”, diz parte da carta publicada pela BBC, que recebeu uma cópia de seus autores.

Continua após a publicidade

O Facebook respondeu, ressaltando o seu trabalho junto a governos, forças da lei e organizações de proteção à criança a fim de assegurar que os infantes tenham uma boa experiência online: "Nós temos liderado a indústria ao resguardar crianças de exploração e estamos levando esse mesmo compromisso ao nosso trabalho com a criptografia”, disse em comunicado o chefe de segurança do Facebook para Europa, Oriente Médio e Africa, David Miles. “Nos últimos anos, nós triplicamos o tamanho de nossas equipes de segurança e agora temos mais de 35 mil pessoas trabalhando na proteção das pessoas por meio de nossas plataformas”.

"Nós também estamos investindo bilhões em segurança, incluindo tecnologia de inteligência artificial, que proativamente busca e remove conteúdos potencialmente danosos”, continuou.

O projeto de criptografia de mensagens foi anunciado pelo CEO Mark Zuckerberg ao final de 2019 como um projeto que permitirá, eventualmente, que WhatsApp, Instagram e Messenger possam trocar mensagens privadas entre si. Para isso, porém, a chamada criptografia de ponta a ponta teria de ser implementada nos três aplicativos dos quais o Facebook é dono.

Continua após a publicidade

Até o momento, apenas o WhatsApp conta com esse recurso, que impede que mensagens sejam visualizadas por qualquer entidade que não seja a pessoa que as enviou ou a que as recebeu. Isso também se aplica às forças da lei: autoridades municipais, estatais e federais não têm como saber o conteúdo de suas mensagens trocadas com seus contatos — apenas que houve um diálogo.

O grupo de organizações, porém, não está sozinho nesse pedido: ao longo de 2019, diversos representantes governamentais dos EUA, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia já pediram a Zuckerberg que ele pare temporariamente seus esforços direcionados à criptografia de ponta a ponta, alegando os mesmos motivos: de que ela poderá esconder predadores sexuais de crianças por trás desse protocolo. Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, o Facebook relatou 16,8 milhões de casos de abuso e de exploração de menores a entidades de proteção norte-americanas em 2018.

Fonte: CNET