5 funções pouco conhecidas do Stories que você precisa experimentar

Por Matheus Bigogno Costa | 29 de Setembro de 2020 às 22h40
StockSnap/Pixabay
Tudo sobre

Instagram

Saiba tudo sobre Instagram

Ver mais

O Instagram (Android | iOS) é uma das redes sociais de fotos e vídeos mais utilizadas no mundo. Ela oferece inúmeros recursos para seus usuários, sendo um deles a opção de fazer um tipo de publicação chamada Stories, que fica acessível por até 24 horas.

Apesar de amplamente utilizado, o recurso ainda possui algumas funções que não são tão conhecidas assim dos usuários. Abaixo você pode conferir cinco funções pouco conhecidas dos Stories para aproveitar ainda mais este recurso do Instagram!

5 funções pouco conhecidas dos Stories

1. Amplie a opção de cores da paleta

Por padrão, os Stories do Instagram oferecem diversas opções de cores para você escolher, mas, saiba que é possível aumentar a quantidade de escolhas, abrindo uma paleta de cores enquanto edita uma publicação.

Para fazer isso, pressione o dedo por alguns instantes sobre qualquer uma das opções de cor no menu inferior. Mantendo o dedo pressionado, uma paleta será exibida e você pode escolher qualquer variação de cor existente ali, basta soltar o dedo para realizar a escolha.

Pressione o dedo sobre uma cor para poder abrir a paleta de cores (Captura de tela: Matheus Bigogno)

E, se você quer utilizar alguma cor que já está presente na sua postagem, clique no ícone de “Conta-gotas” no menu inferior e selecione a cor que você quer utilizar.

Clique no ícone de "Conta-gostas" no menu inferior para poder escolher uma cor diretamente na imagem (Captura de tela: Matheus Bigogno)

2. Restrinja os seus Stories

Se você quer evitar receber comentários desagradáveis e desnecessários em uma publicação sua, você pode limitar as respostas que recebe de um Story na aba de “Configurações” do Instagram.

Para fazer isso, acesse o seu perfil, clicando no ícone com a sua foto no menu inferior. Clique no ícone de “Três linhas” no canto superior direito e, com o menu aberto, selecione a opção “Configurações”.

Com o menu aberto, clique em "Configurações" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Clique em “Privacidade”, “Story” e, dentro da seção “Permitir respostas às mensagens”, selecione o item “Pessoas que você está seguindo”, ou “Desativado”. Caso queira, você também selecionar quais perfis específicos podem responder aos seus Stories.

Selecione quem pode responder aos seus Stories (Captura de tela: Matheus Bigogno)

3. Utilize a função de Arquivo do Instagram

Toda publicação do seu Story será automaticamente salva na galeria do seu celular. E, se você quiser que estas publicações não ocupem tanto espaço no seu celular, você pode configurar para que ela não seja automaticamente salva.

Para fazer isso, acesse novamente o menu de “Story” nas “Configurações” e desabilite a opção “Salvar na galeria”.

Desabilite a função "Salvar na galeria" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

E, para acessar todas as publicações do arquivo, clique no ícone de “Três linhas” no seu perfil e, com o menu aberto, clique em “Arquivar”.

Com o menu aberto, clique em "Arquivar" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Em seguida, você pode visualizar todas as publicações que você estão armazenadas no arquivo.

Na aba "Arquivo de stories" você pode visualizar toda as publicações que você fez (Captura de tela: Matheus Bigogno)

4. Silenciar Stories

Tem algum contato da sua lista que exagera na quantidade, ou no conteúdo dos stories e você não quer mais visualizá-los? Você pode silenciar apenas os Stories de algum contato específico, sem precisar deixar de segui-lo.

Para fazer isso, acesse o perfil da pessoa, clique em “Seguindo” e, com o menu aberto, clique em “Silenciar”. Em seguida, habilite a opção “Stories” e você não irá mais visualizar as publicações deste contato.

Com o menu aberto, habilite a função "Stories" para silenciar as publicações daquele contato (Captura de tela: Matheus Bigogno)

5. Procurar mais filtros

Os filtros interativos do Stories são extremamente divertidos e explorados por diversos perfis da plataforma. Eles ficam disponíveis no menu inferior, mas visualmente, parece que tem poucas opções. Pois saiba que você pode encontrar muitas outras.

Na aba do Story, acesse o final da lista de filtros no canto inferior e clique em “Procurar efeitos”.

Na aba de Stories, vá até o final do menu de filtros e clique em "Procurar efeitos" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Na nova aba, você pode procurar efeitos de selfie, jogos e muito mais.

Na nova aba, você pode procurar efeitos de selfie, jogos e muito mais (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Agora que você conheceu um pouco melhor algumas destas funções, pode utilizá-las com mais frequência no seu dia a dia!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.