Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Funcionários do Facebook estão acessando até posts privados para treinar IA

Por| 06 de Maio de 2019 às 10h11

Link copiado!

Funcionários do Facebook estão acessando até posts privados para treinar IA
Funcionários do Facebook estão acessando até posts privados para treinar IA
Tudo sobre Facebook

Uma nova reportagem da Reuters indica que o Facebook está permitindo que funcionários terceirizados e contratados temporários tenham acesso a dados publicados pelos usuários na plataforma. No intuito de categorizar conteúdo e treinar seus algoritmos, a mais popular rede social do mundo empregou os serviços da empresa indiana WiPro, que dedicou cerca de 260 funcionários à empreitada.

Segundo a agência de notícias, os funcionários da empresa averiguam e categorizam o conteúdo publicado (ex.: se trata-se de uma selfie, foto de comida ou post escrito); a ocasião do post (se é um acontecimento memorável, como um casamento ou aniversário de alguém) e a intenção do autor (o post é uma piada? É uma mensagem de inspiração ou organização de um evento?). Isso vale para todas as mídias: fotos, vídeos, posts escritos etc. O material é sempre verificado por duas pessoas, a fim de assegurar precisão na hora de marcar o tipo de conteúdo. São cerca de 700 posts analisados diariamente por cada dupla na WiPro, diz a Reuters.

As informações foram confirmadas pelo Facebook, que também informou que o acesso se estende a posts publicados por perfis “fechados” e que algumas das informações analisadas de fato apresentam dados essenciais, como nomes de usuário e localização. A empresa informa que promove esse “treinamento de inteligência artificial” com aproximadamente 200 empresas no mundo todo.

Continua após a publicidade

A visualização das informações e dados de usuários é uma prática crescente no setor tecnológico, que passa a adotar em grau cada vez mais elevado a inteligência artificial e os algoritmos de gestão e moderação em suas plataformas. O Facebook não está sozinho na prática: a Amazon admitiu recentemente que mantém estruturas e escritórios em diversos países com o objetivo de treinar a Alexa, sua assistente virtual presente nos alto-falantes Echo, para aprimorar a experiência do usuário. Para isso, a empresa “ouve” os arquivos de áudio das interações entre o usuário e a assistente virtual.

Entretanto, o caso do Facebook pode ter consequências mais severas, haja vista que a Amazon mantém estruturas próprias, enquanto o Facebook terceirizou o serviço.

A rede social defende a legalidade do trabalho, alegando que isso é o que torna os algoritmos da plataforma mais e mais inteligentes. O Facebook também informou à Reuters que todo o conteúdo tem de passar pelas áreas jurídicas e de privacidade da empresa, além de ter instituído sistemas de auditoria “para assegurar que as expectativas de privacidade estão sendo seguidas e parâmetros estipulados estão funcionando como se espera”.

Continua após a publicidade

A rotulação dos dados visualizados pela WiPro é, segundo o Facebook, usada para treinar os sistemas automatizados da rede social em sua interação com o usuário. Isso inclui recomendações mais inteligentes de produtos no Marketplace, descrições de fotos e vídeos para usuários com alguma deficiência visual e a separação correta de posts para certos anúncios não apareçam próximos de conteúdo político ou adulto.

Entretanto, há locais em que a legislação vigente condena tais práticas: na Europa, por exemplo, o recente Regulamento de Proteção de Dados (GDPR, na sigla em inglês) limita o grau de acesso que as empresas devem ter em relação aos dados do seu usuário.

Fonte: Reuters