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Função de pagamentos pelo Messenger será descontinuada na Europa

Por| 16 de Abril de 2019 às 19h00

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A Better Lemonade Stand
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Usuários do Messenger na Europa não poderão mais transferir dinheiro pelo aplicativo. Nesta terça-feira (16), o Facebook anunciou que descontinuará a função de pagamentos no Reino Unido e França em 15 de junho – os dois únicos países do continente onde o serviço havia sido habilitado.

Tudo indica que o recurso permanecerá ativo nos Estados Unidos. Em comunicado divulgado, o Facebook ainda disse que os usuários da Europa poderão continuar a realizar doações de caridade pela plataforma.

"Começamos a informar aos usuários de nossos serviços de pagamento peer-to-peer do Messenger no Reino Unido e na França que vamos remover a funcionalidade, a partir de 15 de junho. Tomamos a decisão de concentrar nossos esforços em experiências que as pessoas consideram mais úteis. As pessoas nos Estados Unidos ainda poderão usar nossos serviços P2P diretamente no aplicativo do Messenger", comentou um porta-voz do Facebook ao Canaltech.

A declaração deixa a entender que o serviço não estava sendo bem utilizado pelos usuários do Reino Unido e França.

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O Facebook conseguiu uma licença para operar o serviço de pagamentos na Europa em 2016 e realizou a primeira experiência em novembro do ano seguinte. A estratégia é boa considerando as altas taxas de transferência cobradas pelos bancos tradicionais e a quantidade cada vez menor de pessoas com conta bancária.

Mas, no final, o serviço de pagamentos na França e no Reino Unido foi um passo pequeno demais – os usuários nunca puderam transferir dinheiro para destinatários internacionais, e novos países nunca foram adicionados. Em janeiro, a empresa chegou a informar em seus últimos resultados trimestrais que "Pagamentos e outros serviços" geraram apenas US$ 274 milhões no trimestre, em comparação com US$ 16,64 bilhões em publicidade. A Europa respondeu por apenas US$ 64 milhões.

O Facebook não explicou por que decidiu recuar na estratégia, mas, além de questionamentos sobre a popularidade do serviço, fatores externos podem ter influenciado na decisão: a partir de 14 de setembro deste ano, haverá uma nova legislação de pagamento em vigor em toda a Europa, chamada Strong Customer Authentication, exigindo que sejam feitas verificações adicionais para a identidade de um usuário em qualquer transação on-line.

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Não está claro como e se o Facebook estava se preparando para tal mudança. Mas ainda é possível que a empresa não tenha simplesmente abandonado seu recurso de pagamentos na Europa: rumores indicam que o Facebook está trabalhando em um serviço criptografado que permitiria aos usuários enviar dinheiro para outras pessoas.

Fonte: TechCrunch