Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foto postada por turista teria ajudado Ucrânia a localizar veículo militar russo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Agosto de 2022 às 09h49

Link copiado!

Reprodução/Ministério da Defesa da Ucrânia
Reprodução/Ministério da Defesa da Ucrânia

Uma foto inocente publicada em uma rede social russa pode ter ajudado a Ucrânia a descobrir a posição de um veículo militar russo. Vestindo apenas roupa de banho, um homem posou ao lado de um sistema antiaéreo russo e postou a foto na plataforma VK (análoga ao Facebook), possivelmente revelando uma localização importante para o exército do país liderado por Volodymyr Zelensky.

O inocente registro de férias de verão virou motivo de piada na web, naturalmente. Não demorou, inclusive, para outras pessoas descobrirem a suposta localização exata em que a foto foi tirada, divulgando coordenadas no Facebook.

Continua após a publicidade

Anteriormente, a Ucrânia havia pedido aos turistas russos para que não visitassem a Crimeia, exceto se estivessem buscando aproveitar “férias de verão desagradavelmente quentes”. Contudo, depois desse post, o Ministério da Defesa do país repensou essa recomendação.

“Talvez estejamos sendo muito duros com os turistas russos… Às vezes eles podem ser muito úteis. Como este homem tirando fotos em posições de defesa aérea russas próximo a Yevpatoria, na Crimeia ocupada”, ironizou o órgão em um post no Twitter. “Obrigado e continue com o bom trabalho!”.

Desfecho desconhecido

Continua após a publicidade

Não se sabe o que a Ucrânia fez com a informação obtida pela publicação da foto, tampouco se de fato considerou a localização do registro útil para definir estratégias para o conflito. Fato é que uma simples publicação de férias é suficiente para dar novos contornos na política internacional, independente de quem seja o autor.