Fleets do Twitter agora têm suporte para emojis animados e GIFs
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
O Fleets do Twitter pode não ser o formato de publicações mais popular da rede social, mas recebeu mais algumas novidades em uma atualização. Gifs e “Twemojis” chegam às fotos e vídeos em formato de stories, que só podem ser vistos através do aplicativo para celular — mas ainda está bem distante da liberdade criativa de concorrentes mais consagrados.
- Como usar a função Fleets do Twitter, similar ao Instagram Stories
- Fleets | Twitter começa a testar no Brasil recurso similar aos Stories
- Twitter libera função Fleets para todos os usuários; veja como usar
Assim como o Instagram e o Facebook, o Twitter aproveitou a onda dos stories — posts temporários compostos por fotos, vídeos ou citações com curta duração — para criar sua solução, o Fleets, em março de 2020. Mesmo um ano após o lançamento, a ferramenta ainda não pode ser visualizada pelo Twitter para navegador e, em comparação com os Stories do Instagram, está bem para trás em recursos.
Uma das medidas para contornar essa defasagem foi a mais recente adição de stickers (animados ou estáticos) e “Twemojis” às criações. Nenhuma das duas opções é inédita para esse formato. O processo para inseri-los, inclusive, é bem semelhante: depois de criar o stories, o app apresentará uma tela para as edições finais — fundo colorido, inserção de texto e os novos stickers. Ao clicar nele, a tela toda é coberta por todas as opções de Twemojis, selecionar qualquer um o levará para a publicação e você poderá ajustar o tamanho, posição ou orientação da forma que preferir.
Se comparadas, as opções são bem básicas quando postas lado a lado com os stickers do Instagram — que até carregam enquetes, puxam músicas e outras funções especiais.
GIFs também foram incluídos no pacote. Se adesivos não forem o que procura, basta preencher a barra de pesquisa superior para acionar resultados oriundos do acervo do Tenor e do Giphy.
Os "Twemojis", por sua vez, são versões modernizadas dos conhecidos emojis adaptados pelo Twitter. A lista de opções é mais limitada do que as centenas de expressões e figurinhas disponível no Unicode 13.1, mas trazem alguns clássicos legais para brincar com as publicações.
De toda forma, a ferramenta se torna ainda mais familiar às outras soluções que existem por aí. Pode ser uma boa hora para experimentar o Fleets e avaliar se ele está mais interessante do que antes e se o formato temporário se adequa ao seu estilo de uso da rede social.
Assim como acontece nas demais atualizações, o pacote de novidades será encaminhado gradativamente e pode não estar no seu aparelho. Nesse caso, vale ficar atento às atualizações do Twitter na Play Store e na App Store. Se algum download estiver disponível, o faça e verifique novamente se o botão para inserir stickers está disponível nos Fleets.
Fonte: Twitter