Facebook vai usar IA para recomendar vídeos do Reels
Por Bruno De Blasi • Editado por Douglas Ciriaco |

O algoritmo para recomendar Reels no Facebook vai ganhar um empurrão da inteligência artificial (IA). A estimativa é de que a tecnologia seja implementada até 2026 e aumente o tempo de exibição dos conteúdos para tornar a plataforma mais competitiva em relação ao TikTok.
- Como tirar o som do Facebook em vídeos com reprodução automática
- Como aumentar a velocidade de reprodução de um vídeo no Facebook
A perspectiva partiu do próprio chefe da rede social, Tom Alison, durante uma conferência realizada pelo banco de investimentos Morgan Stanley, na última quarta-feira (6).
IA no Facebook Reels
A novidade, que ainda está em desenvolvimento, é mais um investimento da Meta em IA e também uma aposta para tornar o Facebook mais atrativo. Com a implementação, o algoritmo terá a capacidade de fazer recomendações de vídeos mais assertivas de acordo com os interesses dos usuários.
Parte das hipóteses de melhoria foram confirmadas em um teste realizado pela plataforma, que aumentou o tempo de exibição dos conteúdos de 8% a 10%. Para a Meta, esse indicador é importante pois mostra que as pessoas usam o Facebook por mais tempo e coloca a rede social no páreo com o TikTok.
Essa métrica ainda pode ajudar na monetização da plataforma, já que os anúncios do Facebook, em teoria, ganham um aumento na visualização se o tempo de uso do app aumentar.
IA em todos os lugares
Apesar do foco no Reels, que também está disponível no Instagram, o chefe do Facebook não quer parar no algoritmo de recomendação de vídeos: o executivo também falou que existe a possibilidade de levar a solução para outras áreas da rede social, incluindo o feed.
“Se acertarmos, as recomendações não só serão mais envolventes e relevantes, mas acreditamos que a capacidade de resposta delas também pode melhorar”, afirmou na conferência.
Não há informações sobre a implementação do algoritmo otimizado por inteligência artificial no feed, stories e Reels do Instagram.
Fonte: Engadget