Facebook testa novo design para Páginas e pode extinguir "likes"

Por Ramon de Souza | 23 de Julho de 2020 às 21h45
AP
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

O Facebook pode estar prestes a ganhar um redesenho novamente — desta vez, porém, as mudanças ficam restritas à visualização de Páginas da rede social, que devem ganhar um visual mais minimalista e com foco maior no conteúdo que importa ao internauta.

Conforme reportado pelo TechCrunch, a plataforma pretende dar menos destaque ao número de curtidas, colocando tal botão em segundo plano e até mesmo escondendo a contagem total de likes recebidos pela Página em prol da quantia de seguidores.

A estratégia pode parecer sem sentido (já que as curtidas são o cerne do Facebook), mas tem fundamento: muitas pessoas curtem uma Página sem que estejam necessariamente interessadas em interagir com seu conteúdo. Na maioria das vezes, o “like” é concedido como uma simples demonstração de suporte, sendo que o internauta, posteriormente, desabilita a exibição das postagens ou para de seguir a Página em questão.

A antiga interface (esq.) e a nova (dir.) (Reprodução: TechCrunch)

Com a mudança, a rede social quer alterar os parâmetros de popularidade ao valorizar a quantidade de seguidores, que representa o total de pessoas que, de fato, estão interessadas em receber conteúdos daquela marca ou celebridade. Ademais, o novo design também destaca peças-chave das Páginas, como biografia e publicações mais recentes.

Também estão sendo feitas alterações na parte administrativa da interface, também com o objetivo de clarificar informações e facilitar a vida de quem gerencia Páginas de forma profissional. Ainda não há previsão — e tampouco certeza — de quando o novo design será liberado para todos os usuários. De qualquer forma, a priori, a novidade deve se limitar ao aplicativo oficial da rede social.

Fonte: TechCrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.