Facebook testa ferramenta de respostas predefinidas para páginas de empresas

Por Redação | 03 de Junho de 2015 às 16h05

O Facebook está tentando um novo recurso que permitirá que os proprietários de negócios com páginas na rede social escrevam, salvem e, em seguida, reutilizem mensagens predefinidas para se comunicarem com os seus clientes. A novidade irá poupar tempo na hora de responder perguntas mais frequentes no atendimento ao cliente, por exemplo.

Por enquanto, o recurso está disponível na interface de mensagens das páginas do Facebook apenas para um seleto grupo de empresários. Não é incomum que o Facebook teste um novo recurso com um grupo menor de usuários antes de liberá-lo para todos.

A ferramenta é uma opção útil para as empresas que já mantêm algumas respostas padrão e apenas copiam e colam nas mensagens da rede social. Inicialmente, as empresas recebem algumas opções de resposta como exemplo, mas elas também podem personalizar seus próprios textos. Depois de criar uma lista de respostas prontas, basta salvá-la e escolher a mais adequada em uma caixa que aparece automaticamente ao lado do corpo da mensagem.

Mensagens Facebook

Um pequeno ícone também aparece ao lado das opções de inserir emoticons e imagens na hora de enviar uma mensagem privada.

Mensagens Facebook

As mensagens predefinidas também podem ser personalizadas usando espaços reservados para preenchimento manual de dados mais pessoais, como o nome do cliente, por exemplo.

Mensagens Facebook

O novo recurso do Facebook parece uma saída interessante para pequenas e médias empresas que não possuem softwares específicos de helpdesk. Mas essa não é a primeira investida da rede social de Mark Zuckerberg em ferramentas de gerenciamento de páginas para empresas que ajudam as companhias a ganhar tempo. Há alguns anos, por exemplo, o Facebook lançou um recurso que permite aos proprietários de páginas bloquearem comentários de usuários com base em palavras-chave. Isso ajudou muito a reduzir conteúdos indesejados, como palavrões, e também a combater spammers.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.