Publicidade

Facebook renova apoio a projeto brasileiro que ensina a identificar fake news

Por| 27 de Março de 2019 às 18h48

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Facebook

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (27) que irá renovar o apoio ao projeto “Vaza, Falsiane!”, um curso online que tem como objetivo incentivar a leitura crítica de notícias e contribuir para a qualidade do debate tanto na internet quanto fora dela.

O projeto, criado pelos professores Ivan Paganotti (Fiam-Faam), Leonardo Sakamoto (PUC-SP) e Rodrigo Ratier (Cásper Líbero) teve bastante sucesso com a criação de um site com conteúdo multimídia para ajudar as pessoas a identificarem notícias falsas e fazerem uma leitura crítica de fontes jornalísticas, alcançando uma marca de 55 mil curtidores em sua página do Facebook.

Neste novo ano, o projeto irá focar na conscientização do público da terceira idade, que está cada vez mais presente na internet e, segundo da organização Science Advances, é o grupo etário que mais compartilha fake news na internet. Por isso, a ideia para este ano é criar conteúdos que sejam interessantes para esses usuários, ajudando-os a desenvolver as competências necessárias para compreender se uma notícia na internet é ou não falsa.

Além dos conteúdos voltados para a terceira idade, o site do projeto também será atualizado com conteúdos que não se parecem com notícias jornalísticas mas que também são cada vez mais usados para espalhar desinformação, como memes, tweets e “textões” do Facebook, ensinando os usuários a conseguir identificar melhor quando uma história é verdadeira ou quando é simplesmente algo inventado para gerar polêmica.

Continua após a publicidade

De acordo com Mônica Guise Rosina, gerente de Políticas Públicas do Facebook no Brasil, a renovação do apoio ao projeto “Vaza, Falsiane!” faz parte de um comprometimento da empresa para combater a desinformação, a distribuição de notícias falsas e o comportamento abusivo dos usuários na rede social.