Facebook recebe multa máxima no Reino Unido por conta da Cambridge Analytica

Por Patrícia Gnipper | 10 de Julho de 2018 às 20h40
photo_camera Wired
Tudo sobre

Facebook

Em maio, Mark Zuckerberg precisou se explicar perante o Parlamento Europeu por causa do escândalo em que o Facebook se envolveu, relacionado à coleta indevida de dados de usuários feita pela Cambridge Analytica. Agora, os reguladores do Reino Unido decidiram aplicar à companhia detentora da rede social a multa máxima para este tipo de situação.

Segundo o Washington Post, o Facebook deverá pagar 500 mil libras (equivalente a US$ 664 mil). Isso porque o escritório da Comissão de Informações do Reino Unido descobriu que o Facebook não tinha proteções de privacidade suficientes em 2016, quando a Cambridge Analytica obteve os dados a fim de influenciar a campanha presidencial dos EUA naquele ano, também impactando na votação do Brexit na Europa. Ainda, segundo tal escritório, a rede social também não foi capaz de detectar sinais de alerta de que a Cambridge Analytica estava usando dados de seus usuários de maneira indevida.

Ainda assim, o anúncio da multa foi feito de maneira preliminar, podendo sofrer alterações com base em novas discussões entre reguladores do Reino Unido e representantes do Facebook. Em outubro, acontecerá uma outra determinação para o caso.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.