Publicidade

Facebook permite busca por número de telefone de usuários na rede social

Por| 04 de Março de 2019 às 15h00

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Facebook

Mal iniciamos o ano de 2019 e o Facebook já está sendo criticado por mais uma de sua decisões polêmicas. E, dessa vez, envolve o número de telefone associado à conta de seus usuários.

Desde que o Facebook começou a pedir que seus usuários cadastrassem o número do celular na rede social para utilizar um sistema de autenticação de dois fatores ao logar (algo bastante importante para uma rede social que vive envolvida em polêmicas com vazamentos de senhas e informações pessoais dos usuários), diversos problemas começaram a ser descobertos sobre o uso que o Facebook faz dessas informações, e o mais recente é que qualquer pessoa pode encontrar o seu perfil na rede social ao pesquisar pelo número de seu celular — isto é, caso você tenha fornecido o número para a autenticação mais segura. E o pior de tudo: o Facebook não oferece nenhum modo de impedir essa procura.

Apesar de esse ser um problema que sempre existiu na rede social, as pessoas só foram se dar conta dele quando na última sexta-feira (1)/ Jeremy Burge, CEO da Emojipedia e âncora do podcast EmojiWrap, reclamou publicamente da questão no Twitter.

Continua após a publicidade

Na postagem, Jeremy lembrou que durante anos o Facebook se defendia dizendo que os números de telefones cadastrados na plataforma eram utilizados apenas para fins de segurança, mas aí inclui uma opção que permite que qualquer pessoa encontre seu perfil através do número de telefone e não avisa seus usuários da existência dessa função.

Isso é um problema porque esse tipo de ferramenta pode ser mais perigoso do que parece. A partir dela, é possível que um criminoso que tenha adquirido uma lista de telefones celulares para aplicar golpes descubra não apenas o nome do usuário que é dono daquele número, como ainda pode ter acesso a um perfil completo da pessoa (onde mora, onde trabalha, se tem filhos ou não, se é uma pessoa que gosta de cachorros, se possui carro ou não, se está desempregado ou não, etc.), o que aumentaria em muito as chances de o usuário cair em um golpe, já que o criminoso teria mais informações sobre a pessoa do que ela poderia imaginar.

E isso acontece mesmo que você não mostre o seu número de telefone pra ninguém no perfil. Mesmo que o Facebook te dê a opção de não mostrar o número cadastrado nem mesmo para amigos, a mesma opção não existe para a função de procura pelo número, que tem como padrão permitir que qualquer pessoa encontre seu perfil através de uma busca pelo número de telefone cadastrado, e não oferece a opção de desligar a ferramenta.

Continua após a publicidade

Já Zeynep Tufekci, acadêmica e especialista em segurança digital na UNC SILS, é bem direta em sua crítica, chamando de “golpe baixo” usar uma ferramenta cujo intuito é aumentar a segurança das informações do usuário para diminuir a privacidade deste mesmo usuário, lembrando como é fácil utilizar números de telefone — principalmente celulares — para aplicar golpes.

Isso é ainda pior quando o usuário não cadastra o número de telefone propositalmente na plataforma, mas ela acaba mesmo assim vinculando o número de celular da pessoa ao seu perfil através do uso de outros aplicativos da empresa, como o WhatsApp e o Instagram, o que não só deixa o usuário exposto como muitas vezes ele nem se preocupa, pois desconhece que a rede social cadastrou um número de telefone ao seu perfil sem consentimento.

Continua após a publicidade

Apesar de ser impossível desligar a função, é possível diminuir as chances de alguém te encontrar na rede social a partir de seu número de celular alterando as configurações de privacidade. Para isso, entre no menu de configurações da rede social (no app, é possível acessar a função pelo botão de três barrinhas no lado direito superior, e na versão web deve-se clicar na setinha para baixo que fica logo depois de onde aparecem as notificações), acessar o menu “privacidade” e, na opção “quem pode procurar você usando o número de telefone fornecido?” alterar de “Todos” para “Amigos”. Assim, apenas aquelas pessoas que você aceitou como amigos no Facebook serão capazes de encontrar o seu perfil pesquisando por seu número de telefone.

Fonte: TechCrunch