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Facebook não vai mais permitir alterações em links ao criar anúncios

Por| 17 de Setembro de 2019 às 20h30

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Unsplash
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Após a remoção de um postagem do Partido Conservador da Inglaterra, o Facebook afirmou nesta terça-feira (17) que fará mudanças em seu algoritmo para evitar a postagem de anúncios que utilizam o link de uma publicação online e alteram a manchete dela.

A decisão foi confirmada depois da remoção de um anúncio criado pelo Partido Conservador, que utilizava uma reportagem da BBC com a manchete e o resumo alterados, mudança essas que mudavam o sentido da matéria. A publicação original falava sobre sobre investimentos na educação para os próximos três anos, enquanto a postagem alterada dava a entender que o Partido Conservador havia sido o único responsável pela aprovação do investimento, além de mudar drasticamente os valores: enquanto a reportagem falava de um investimento de £7,1 bilhões, a postagem alterada aumentava esse valor para £14 bilhões.

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De acordo com a empresa de fact checking Full Fact, o maior problema da alteração é que ela mantinha o logo e o link para a página da BBC, enganando os usuários a acreditarem se tratar de uma notícia feita por um veículo independente e com credibilidade, e não de uma alteração criada por um partido político.

Em nota oficial, o Partido Conservador afirma que não era a intenção deles enganar seus eleitores com a mudança no título, e que eles estão revendo toda a política de criação de anúncios para o Facebook do Partido.

Segundo o Facebook, a empresa já está testando as mudanças na ferramenta de anúncios da rede social, e até o fim do ano será impossível alterar a manchete de uma notícia ou link de terceiros durante a publicação de um anúncio.

Fonte: BBC