Facebook Messenger ganha recurso que sugere músicas do Spotify

Por Redação | 14 de Agosto de 2017 às 15h20

Um novo recurso do Facebook Messenger permite que os usuários recebam recomendações do Spotify quando eles mencionam "música" em uma conversa. A assistente virtual integrou um bot do serviço de streaming que dá sugestões de artistas e canções para quem estiver o usando o aplicativo.

No início de 2017, a assistente pessoal do Facebook, chamada simplesmente de M, começou a monitorar as palavras usadas em conversas para sugerir coisas como viagens de Uber, formas de pagamentos, stickers ou criação de um evento no calendário.

Já em abril, o Facebook incrementou os bots para que eles pudessem sugerir serviços em domicílio, como refeições. Logo depois, ampliou o cardápio da M, com recomendações de receitas da Food Network. Agora, a integração com o Spotify foi adicionada há pouco mais de uma semana, segundo um porta-voz da rede social.

O recurso funciona de forma intuitiva, mas, por ora, apenas nos EUA. Se o usuário escrever a frase "toque alguma música" em uma conversa, a M oferece a sugestão: "encontrar música". Ao clicar na opção, o aplicativo abre uma janela com três opções: compartilhar músicas ouvidas recentemente ou sugeridas pelo Spotify, além da possibilidade de criar uma playlist para ouvir com os amigos da conversa.

O Spotify entra no cardápio da assistente M

Se o usuário for fã das sugestões do Spotify feitas pela M, basta desativar o recurso. Basta tocar no ícone do seu perfil no canto superior esquerdo e vá para Configurações de M e desabilite a função.

Integração em várias etapas

A integração da M com o Spotify é parte de um esforço contínuo para emparelhar um dos serviços de transmissão de música mais populares do mundo com um dos aplicativos de bate-papo mais utilizados.

A primeira ação dos dois apps surgiu em março de 2016, quando os usuários ganharam a possibilidade de compartilhar músicas e listas de reprodução favoritas do serviço de streaming diretamente no mensageiro.

O bot do Spotify no Messenger foi lançado em abril de 2017, como uma extensão dos bate-papos — para ativá-lo, o usuário deve tocar o símbolo de "mais" à esquerda da caixa de conversas e acrescentar o serviço. Lembrando que, até o momento, o serviço ainda não funciona no Brasil e deve chegar nas próximas semanas.

Fonte: Venture Beat