Facebook ganha função Stories e fica cada vez mais perto do Snapchat

Por Redação | 28 de Março de 2017 às 10h23

Não é segredo para ninguém que o Facebook está cada vez mais entrando no território do Snapchat. Desde que Mark Zuckerberg tentou comprar a empresa responsável pelo aplicativo que envia fotos que se destroem em 24 horas, ele segue investindo em novas maneiras de fazer com que os seus serviços adotem recursos usados pelo rival. E, desta vez, não foi diferente e o próprio app do Facebook vai ganhar (mais uma vez) recursos semelhantes ao do Snapchat.

Mantendo a piada que toda essa história se tornou, a novidade vai se chamar Facebook Stories e será liberada por meio de uma atualização ainda nesta terça-feira (28). E, assim como já aconteceu no Instagram, WhatsApp e Messenger, os usuários poderão mandar fotos e vídeos para amigos com a certeza de que aquele conteúdo vai desaparecer depois de um tempo. Outra novidade é que, assim como no Snapchat, a câmera ganha uma série de recursos e filtros para enfeitar suas imagens.

Segundo o Facebook, o foco vai ser exatamente nesse conteúdo multimídia, deixando os textos um pouco de lado — o que é uma boa notícia para quem já não aguentava mais textões em sua linha do tempo. Assim como já acontece em todos os outros aplicativos que têm esse tipo de função, você poderá enviar esse material tanto para todos os seus contatos ou apenas para um amigo em particular.

O funcionamento do Facebook Stories é bem semelhante ao do próprio Facebook — lembrando que todos esses aplicativos pertencem a Mark Zuckerberg —, ou seja, basta tocar no ícone no topo do app ou fazer um movimento de deslize para o lado para ter acesso aos filtros e demais efeitos. A boa notícia é que você pode publicar a imagem em seu perfil sem depender do Stories, o que é ótimo para eternizar algumas brincadeiras.

No material divulgado pela empresa, é possível ver animações bem variadas, indo desde Power Rangers ao novo filme dos Smurfs. Essa brincadeira com a realidade virtual para criar efeitos de câmera deve ser, inclusive, uma poderosa nova fonte de receita para o Facebook daqui para frente.

Além disso, há uma maior integração entre o Facebook e o Instagram, principalmente porque os dois agora fazem exatamente as mesmas coisas. Assim, todas as publicações feitas por seus amigos no Instagram serão agrupadas na interface do Facebook, facilitando a visualização. E, apesar de tudo soar muito parecido, a empresa garante que os usuários não vão se confundir, já que cada aplicativo é destinado a um tipo de público, que faz uso daquelas ferramentas de uma forma bem distinta da outra.

Via: Reuters, G1

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.