Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook ganha Feed cronológico e permite limitar quem comenta as suas postagens

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Março de 2021 às 11h41

Link copiado!

Facebook/Reprodução
Facebook/Reprodução
Tudo sobre Facebook

O Facebook adicionou novas ferramentas para aprimorar o controle sobre o conteúdo publicado e visualizado na rede social. A gigante parece se inspirar em recursos existentes no Twitter para minimizar o alcance indesejado de publicações e passa a permitir exibição de conteúdo no Feed em ordem cronológica. Além disso, é possível escolher ver postagens apenas de perfis selecionados como favoritos para melhorar o acesso ao conteúdo de amigos e páginas que você segue.

A primeira das novidades anunciadas nesta quarta-feira (31) é a ampliação das ferramentas de controle sobre o acesso a publicações. O usuário do Facebook poderá controlar quem tem acesso à caixa de comentários de suas publicações, e essa configuração pode ser alterada a qualquer momento, liberando os comentários para geral, amigos ou exclusivamente para pessoas ou páginas marcadas.

Continua após a publicidade

Essa medida pode mitigar as interações não desejadas pelo usuário. Além disso, dá a ele o poder de controlar suas publicações caso os comentários e interações saiam do controle — se o post se torna um recinto para falas mal-intencionadas, por exemplo.

Ferramenta semelhante existe no Twitter, em que os utilizadores da plataforma podem exercer o mesmo controle sobre as respostas às suas postagens. Contudo, devido a natureza da rede social do passarinho, o controle de comentários só pode ser selecionado no momento da publicação.

“Por que estou vendo essa publicação?”

Continua após a publicidade

A disposição de posts na linha do tempo na Página Principal do Facebook será mais transparente a partir da mais recente atualização. A rede social disponibilizará um conjunto de informações em cada publicação sugerida no feed para esclarecer ao usuário o motivo daquela publicação estar sendo encaminhada ao seu perfil.

Nessa seção, será possível decidir se você deseja continuar vendo publicações daquela origem e editar rapidamente as preferências do seu Feed de Notícias. Além disso, você verá também as ações que fez na rede social — curtidas, comentários, usuários semelhantes e localização — que levaram o post até a sua linha do tempo, numa maior transparência sobre quais elementos o algoritmo considera “relevante para você” nos cenários em que a publicação não é impulsionada financeiramente.

Melhorias para o Feed de Notícias

Continua após a publicidade

Ao lado dessa maior transparência sobre a seleção de conteúdo, o Facebook passa a fornecer maior controle para os utilizadores selecionarem o que pretendem encontrar no seu Feed de Notícias. Anteriormente, a plataforma havia disponibilizado a escolha de contatos e páginas “Favoritos”, para então priorizá-los na Página Inicial.

Em cima dessa ferramenta, o Facebook incluirá um filtro rápido para acesso ao conteúdo exclusivamente dos perfis ou páginas salvas como favoritos. O filtro será disponibilizado num novo menu alocado logo no topo da página, apresentando botões para acesso rápido ao “Mais recentes” — que prioriza as publicações por ordem cronológica — e os contatos preferidos, sem muito critério para a ordem das publicações.

O Feed de Notícias ainda contará com as melhorias convencionais para evitar a exibição de posts de páginas, pessoas ou grupos não desejados — configuração que pode ser temporária. Não menos importante, permitirá que o usuário desligue a exibição de propagandas eleitorais, conteúdo que toma dimensões maiores de tempos em tempos.

Continua após a publicidade

Essa novidade, especificamente, está sendo liberada gradativamente para todos que acessam o Facebook a  partir de um aparelho Android e chegará a quem usa iOS dentro de algumas semanas.

Fonte: Facebook