Publicidade

Facebook finalmente disponibiliza aba dedicada para notícias nos Estados Unidos

Por| 09 de Junho de 2020 às 20h40

Link copiado!

Facebook
Facebook
Tudo sobre Facebook

Já tem um tempo que o Facebook vem trabalhando em uma aba dedicada para notícias, com foco em jornalismo local, material verificado e curadoria aprimorada — o que torna-se ainda mais importante nesses tempos de pandemia e bombardeio de fake news. Em novembro do ano passado, a ferramenta chegou a ganhar um vídeo de apresentação e, desde então, não haviam mais novidades a respeito. Nesta semana, “alguns milhões a mais” de usuários passaram a usar esse recurso nos Estados Unidos, de acordo com a própria rede social.

Contudo, a liberação tem sido curiosa. Como a distribuição acontece aos poucos, muita gente que já vê o ícone do “Notícias”, em forma de um jornal, não pode acessá-lo ainda. E mais, a empresa diz que você tem que acessá-lo frequentemente para “deixar intenções claras de usá-lo”, o que, teoricamente, disponibiliza a ferramenta mais rapidamente.

Bem, o recurso traz notícias atualizadas de acordo com uma região e o Facebook atualmente testa as coberturas em vídeo, notificações direcionadas, alertas de última hora e resumos para recapitular assuntos que envolvem mais contextos e eventos. Segundo os bastidores da indústria, a agilidade na distribuição dessa aba, que já vem atrasando há algum tempo, vem com a pressão da desinformação em tempos de pandemia, da morte de George Floyd e de protestos contra o racismo; e da iminente eleição presidencial nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Como de praxe, esse tipo de lançamento acontece primeiramente — e gradualmente — nos Estados Unidos e aos poucos é liberada para o restante do mundo. Contudo, como a aba Notícias envolve uma curadoria mais apurada, com checagem de fake news, pode ser que ainda demore para ser chegar ao outros países, inclusive o Brasil.

Fonte: Engadget