Publicidade

Facebook está usando câmeras dos iPhones para gravar usuários sem aviso prévio

Por| 12 de Novembro de 2019 às 09h30

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Facebook

O Facebook pode estar envolvido em mais um caso de violação de privacidade de seus internautas, desta vez afetando principalmente usuários de iOS. Segundo informações do site The Next Web, a maior rede social do mundo estaria usando as câmeras dos iPhones equipados com a versão 13.2.2 do sistema operacional da Apple para gravar a ação de usuários de forma inadvertida e sem aviso prévio.

A situação começou com o internauta Joshua Maddux, que gravou um vídeo e postou em seu Twitter, onde ele mostra que, ao rolar a tela de seu feed de notícias, há uma pequena “tripa” em um dos cantos da tela mostrando seu carpete (justamente para onde a câmera estava apontada). Isso aconteceu sem nenhum tipo de pop-up ou alerta por parte do Facebook. O The Next Web disse ter sido capaz de reproduzir o suposto bug, mas ressalta que ele só ocorreu em smartphones que estão com o sistema operacional atualizado. A situação não se repete, por exemplo, em iPhones com iOS 13.1.3 e anteriores ou no Android 10.

Continua após a publicidade

O Canaltech também conseguiu reproduzir o problema em um dos smartphones iOS que mantemos em nosso acervo para finalidades de teste. Note como o canto esquerdo da página está com a câmera traseira do celular acionada. Resumidamente, a gravação em si não é uma selfie, então não estamos necessariamente falando do rosto do usuário (embora o Facebook esteja testando ferramentas de reconhecimento facial), mas ainda assim, a prática pode parecer desconcertante para alguns. Veja o resultado no vídeo abaixo, capturado pelo editor Sérgio Oliveira:

Ademais, o caso parece ocorrer somente quando o usuário dá ao app do Facebook no iOS acesso à câmera do smartphone. Caso esse acesso não seja concedido, há indícios de que o aplicativo tenta realizar a gravação, mas é impedido pelo sistema operacional da Apple. A recomendação é a de revogar o acesso por meio das configurações (sabendo, porém, que isso impacta na experiência de utilizar o Facebook em si) ou fisicamente cobrir a câmera. Ironicamente, o The Next Web aponta que Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, não deixa a sua câmera exposta.

Por ora, ainda não se sabe se a situação é algum tipo de bug causado pela versão mais atual do iOS ou se trata-se de uma ação deliberada do Facebook. A rede social não teceu qualquer comentário sobre o caso.

Continua após a publicidade

Fonte: The Next Web