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Facebook está impedindo impulsionamento de postagens com conteúdo LGBT

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Mais uma vez, o Facebook se vê em meio de uma polêmica envolvendo a maneira como trata minorias na rede social. De acordo com diversos relatos recolhidos pelo The Washington Post, o Facebook tem bloqueado qualquer anúncio que possua a temática LGBT.

De acordo fontes de dentro da empresa, o motivo para o Facebook barrar esses anúncios é de que eles possuíam uma mensagem política — e, depois de todo o escândalo com a interferência russa durante as eleições para presidente dos Estados Unidos em 2016, a empresa tem travado qualquer anúncio que inclua uma mensagem política clara.

O problema é que muitos dos anúncios barrados não possuíam nenhuma mensagem política por trás, sendo apenas anúncios de festas temáticas ou palestras para o público LGBTQ+. Esses problemas começaram a surgir no último trimestre, quando a rede social atualizou as regras de sua política de anúncios.

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Um dos casos mais singulares é o de Tomas Garguilo, que administra uma página dedicada à história do Stonewall Inn (local que é uma marco para toda a luta por direitos igualitários à comunidade LGBT), que para não ter seus anúncios barrados pela plataforma parou de utilizar palavras como “gay” e “LGBT” nas mensagens veiculadas.

De acordo com um funcionário da companhia, em resposta a um e-mail de Garguilo perguntando por que seus anúncios estavam sendo bloqueados, a explicação é que todos os anúncios com temática LGBT estão sendo barrados pela plataforma por conta de o tema cair sob a alcunha de direitos civis, um tópico que é considerado pela rede social como político, e que ele necessitaria de uma autorização especial para veicular anúncios com esse conteúdo.

A autorização para veiculação de anúncios sobre o tema seria concedida caso essas pessoas se cadastrassem como entidades políticas no Facebook, um processo que requer o envio de documentos pessoais, comprovante de residência e os números do Seguro Social. Ainda assim, muitos usuários reclamam de nem saberem da existência desse tipo de cadastro, enquanto outros reclamam que não veem motivos para se cadastrar como entidade política quando nenhum dos anúncios que querem publicar são políticos — como, por exemplo, páginas de boates LGBT.

Além disso, há indícios de que os grupos LGBT não são as únicas minorias que o sistema de anúncios está barrando. Foram também reportados casos em que os filtros da rede social barraram o anúncio sobre uma festa de celebração à Independência da Nigéria na cidade de Houston, uma “Terça dos Tacos” em um restaurante mexicano na Flórida, uma feira livre em Chicago com trailers de “comida latina” e uma postagem com fatos sobre Anne Frank, uma das vítimas mais famosas do Holocausto.

Quem também tem reclamado das novas regras são algumas empresas de notícias, que não estão conseguindo impulsionar postagens de notícias e artigos da editoria de política. Enquanto isso, algumas postagens claramente políticas, feitas por páginas de senadores e grupos de advocacia, têm sido veiculadas pela plataforma sem problemas.

O Facebook ainda não se pronunciou oficialmente sobre o tema, mas se casos como esses continuarem acontecendo talvez a empresa se veja obrigada a mais uma vez modificar os algoritmos de validação de anúncios na rede social. Por enquanto, o problema parece estar acontecendo apenas nos Estados Unidos.

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Fonte: The Washington Post