Facebook e Instagram terão gerenciador de direitos autorais para imagens

Por Ramon de Souza | 21 de Setembro de 2020 às 23h40
Reprodução: Facebook
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

Parece que os dias de compartilhar imagens deliberadamente pelo Facebook e Instagram estão prestes a acabar. O Facebook acaba de anunciar um gerenciador de direitos autorais que poderá ser utilizado por empresas e criadores de conteúdo para garantir que suas fotografias e/ou artes visuais em geral não sejam compartilhadas discriminadamente ao longo das redes sociais.

Funciona assim: será necessário enviar um arquivo CSV contendo todos os metadados de uma imagem, tal como data de sua criação e outros detalhes. Uma vez registrada, a obra será rastreada pelo Facebook, que notificará o “dono” caso ela seja repostada, por exemplo, com leves edições pelo perfil de outra companhia. Nesse caso, o detentor dos direitos autorais poderá requisitar uma remoção imediata daquele conteúdo (takedown).

A empresa de Mark Zuckerberg também cita que haverá um processo de contestação caso mais de uma pessoa declare autoria por uma imagem, e, em última instância, a própria rede social julgará (com base em argumentos e provas apresentadas) de quem é aquela propriedade intelectual.

De acordo com Dave Axelgard, gerente de produto de content experience do Facebook, por enquanto, a ferramenta só estará disponível com alguns “parceiros”, já que uma ferramenta como esta é “muito sensível e poderosa”; logo, é necessário entender bem um case de uso antes de expandi-la para outros usuários. “Queremos ter certeza de que temos proteções no lugar para garantir que as pessoas possam usá-las com segurança e da maneira adequada”, finaliza.oções imediatas

Fonte: Facebook

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.