Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook e Instagram passam a utilizar IA para encontrar postagens sobre drogas

Por| 14 de Novembro de 2018 às 18h20

Link copiado!

Facebook e Instagram passam a utilizar IA para encontrar postagens sobre drogas
Facebook e Instagram passam a utilizar IA para encontrar postagens sobre drogas
Tudo sobre Facebook

O Facebook e o Instagram estão usando tecnologias de Inteligência Artificial para detectar proativamente imagens relacionadas a drogas de abuso, sem que exista a necessidade de que tais conteúdos sejam previamente denunciados pela comunidade de usuários. A medida visa tornar as redes sociais menos atrativas para potenciais vendedores de drogas ilícitas.

"Nossa tecnologia é capaz de detectar o conteúdos como imagens de drogas e tentativas de negociação como preços, números de telefone ou nomes de usuários em outras redes sociais", explica Kevin Martin, diretor de políticas públicas do Facebook para os EUA. Ele afirma que utilizar as IAs de detecção de imagem para encontrar informações sobre potenciais traficantes de drogas de abuso faz com que os moderadores humanos das redes sociais tenham mais tempo disponível para resolver problemas mais complexos, como encontrar páginas, grupos e hashtags relacionadas ao uso de drogas.

Combate ao tráfico de opiáceos

Tech Together é uma coalizão formada pelo Twitter, Google e, agora, Facebook e Instagram que visa combater o uso indiscriminado de opiáceos como a heroína e a morfina, um problema não muito significativo no Brasil mas que causa inúmeras vítimas nos EUA.

Continua após a publicidade

A medida adotada pelo Facebook e Instagram também vai mostrar aos usuários que fazem buscas por termos relacionados às drogas os contatos de clínicas de saúde mental dos EUA. "Os serviços do Facebook permitem que amigos, familiares e redes de apoio se ajudem mutuamente em momentos desafiadores, tornando mais fácil para as pessoas que estão lutando contra o vício, ou ajudando os entes queridos nesta batalha, obter os recursos necessários", disse Martin.

As companhias estão trabalhando em conjunto com pesquisadores da Universidade do Alabama para desenvolver novas táticas para abordar o problema, como conhecer termos que são relacionados às drogas na comunicação entre usuários e traficantes. Não fica claro se serão tomadas iniciativas para culpabilizar traficantes ou usuários de drogas frente às autoridades criminais, entretanto.

Fonte: TechRadar