Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook desativa contas de empresa russa que coletava dados de usuários da rede

Por| 12 de Outubro de 2018 às 09h10

Link copiado!

Lega Nerd
Lega Nerd
Tudo sobre Facebook

O Facebook anunciou que desativou diversas contas operadas pela SocialDataHub, uma empresa de mídia russa acusada de garimpar informações dos usuários da rede social para direcionar seus anúncios. Segundo o Facebook, foram removidas mais de 60 contas vinculadas à empresa russa, incluindo perfis, páginas e aplicativos, e ainda se espera achar e remover mais contas vinculadas à empresa dentro dos próximos dias.

Em declaração oficial, um representante da SocialDataHub negou que coletava dados de usuários do Facebook para fins de anúncios, alegando que muitas das informações que estão sendo acusadas de garimpar na rede social foram encontradas através de uma busca no Google. A empresa ainda afirma que já forneceu softwares de garimpo de dados do Facebook a seus clientes, mas que sempre funcionou apenas como intermediária nessas transações e que nunca coletou essas informações para si. Ele garante que todas as operações da empresa estão dentro da lei, e espera que as contas removidas sejam recuperadas em pouco tempo.

Já um porta-voz do Facebook afirmou que a empresa não pretende voltar atrás na decisão, e já enviou à SocialDataHub uma carta de cease & desist, pedindo que ela abandone todas as atividades que se utilizam do Facebook. Entre outras coisas, a carta afirma ter indícios de que a empresa tem atuado junto ao governo russo e roubado fotos das contas pessoais de usuários da rede social para para identificá-las em um cadastro do governo.

Desde o escândalo da Cambridge Analytica no começo deste ano, o Facebook vem se esforçando para proteger a privacidade das informações de seus usuários, e a SocialDataHub é apenas mais uma de várias empresas que estão sendo expulsas da rede social por quebras nas regras de privacidade dos dados.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge