Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook decide encerrar seção Trends e investir em outras formas de jornalismo

Por| 01 de Junho de 2018 às 14h25

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Facebook

O recurso Trending News do Facebook está com os dias contados: lançado inicialmente em 2014, a ferramenta será desativada na próxima semana "para abrir caminho para futuras experiências de notícias no Facebook", segundo o que escreveu Alex Hardiman, chefe de produtos de notícias da rede social. O recurso está disponível, por enquanto, nos EUA, Canadá, Reino Unido, Índia e Austrália, chegando a representar cerca de 1,5% dos cliques pasa editores de notícias.

Em comunicado oficial, Hardiman contou que foi feita uma pesquisa que concluiu que os usuários, ao longo do tempo, começaram a utilizar cada vez menos o recurso de Trending News. Em 2016, as Tendências foram centro de uma polêmica quanto às políticas da rede social, que foi acusada de limar notícias da aba por possuírem alinhamento político conservador. O Facebook, na ocasião, negou que fizesse censura de quaisquer pontos de vista baseados em engajamentos políticos específicos.

Um novo caminho

Enquanto as Tendências em Notícias estão ficando para trás, a rede social se organiza para que novas ferramentas surjam, a fim de melhor informar os usuários do Facebook: para os internauta estadunidenses, logo será habilitada a ferramenta Facebook Watch, que permitirá que os usuários acessem mais conteúdos informativos em vídeo, como coberturas jornalísticas ao vivo, briefings de notícias diárias e recursos semanais exclusivos para o Watch. Há possibilidade que essa ferramenta inclua a programação original da CNN e da Fox News Channel, segundo o que foi levantado pelo Wall Street Journal na última quinta-feira (31).

Continua após a publicidade

Além disso, também está no forno a ferramenta Notícias de Última Hora, com 80 publicadores nas Américas do Norte e Sul, Europa, Índia, e Asutrália, que funcionará com notificações de notícias relevantes e urgentes.

Com a remoção da ferramenta Trending News da plataforma do Facebook, os produtos que se baseiam na integração das Tendências com parceiros que contam com a interface de programação de aplicativos do Trends também serão descontinuados.

Fonte: Variety