Facebook decide banir testes de personalidade após escândalo Cambridge Analytica

Por Patrícia Gnipper | 25 de Abril de 2019 às 18h58
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

Demorou, mas enfim uma decisão foi tomada: após os escândalos envolvendo a Cambridge Analytica no ano passado — que usou de maneira indevida dados de pelo menos 87 milhões de usuários do Facebook que participaram de testes de personalidade —, a companhia de Mark Zuckerberg decidiu banir esses quizzes da plataforma.

Por anos, esse tipo de app interno foi capaz de coletar e armazenar uma grande quantidade de informações dos usuários que se interessavam pelos testes, na maior parte dos casos em caráter de curiosidade, sem que ficasse claro a todos que os dados coletados poderiam ser usados por terceiros. O problema maior, aqui, é que o Facebook acabava permitindo que esses apps coletassem também informações sobre os amigos e os amigos de amigos do usuário em questão — o que fica enquadrado como coleta indevida de dados de terceiros.

Além disso, o Facebook também está bloqueando uma série de APIs mais antigas, impedindo que desenvolvedores acessem novos dados de um usuário se ele não tiver usado o app nos últimos 90 dias. A empresa não disse claramente que essas novas decisões estão ligadas com o "causo" da Cambridge Analytica, apenas se limitando a dizer que o movimento é referente a remover aplicativos de "utilidade mínima" da plataforma.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Vale lembrar que o Facebook ainda está negociando com a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) nos EUA para que seja determinado logo o valor da multa que a empresa deverá pagar justamente por conta dos escândalos envolvendo uso indevido de dados de usuários. Estima-se que esse valor fique entre 3 e 5 bilhões de dólares.

Fonte: Facebook

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.