Facebook cria Inteligência Artificial que transforma qualquer foto comum em 3D

Por Felipe Junqueira | 28 de Fevereiro de 2020 às 20h10
Pixabay
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

Em outubro de 2018, o Facebook anunciou uma nova ferramenta que permitia o uso da segunda câmera, presente em diversos smartphones da época, para fazer imagens 3D. Agora, a empresa desenvolveu uma espécie de algoritmo que consegue converter imagens tradicionais em duas dimensões em fotos tridimensionais.

A ferramenta, batizada 3D Photos CNN, consegue transformar até mesmo fotos antigas, desde que digitalizadas, em imagens com uma boa noção de perspectiva. Nos celulares atuais, isso significa que será possível tirar selfies em 3D.

“O sistema infere a estrutura 3D de qualquer imagem, seja um novo clique recém-tirado em um dispositivo Android ou iOS com uma única câmera, ou uma imagem de décadas atrás recentemente enviada para um telefone ou computador”, explica a rede social, em um texto assinado por um grupo de engenheiros e pesquisadores.

Mas como é possível

De acordo com os responsáveis pela ferramenta, eles fizeram uma espécie de treinamento com milhões de imagens 3D e seus mapas de profundidade para ensinar o sistema a ler uma foto e captar as diferenças de profundidade dos objetos presentes nela. A sigla presente no nome do sistema vem de “rede neural convolucional”.

Para fazer a análise de profundidade e distância entre os objetos, o sistema passa por quatro etapas: blocos de construção neurais, pesquisa de arquitetura automatizada, treinamento sensível à quantização e os dados derivados de fotos 3D públicas.

Tudo isso para possibilitar qualquer usuário, com qualquer smartphone no mundo, utilizando a câmera principal ou frontal, a criar suas próprias fotos 3D e compartilhar na rede social. A ferramenta já está disponível para todos os usuários do Facebook, segundo a empresa.

E aí, você já testou? Conte-nos o que achou nos comentários abaixo.

Fonte: Facebook

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.