Facebook cria ferramenta de informações de autor para combater fake news

Por Wagner Wakka | 04 de Abril de 2018 às 08h18
photo_camera Jornal de Alagoas
TUDO SOBRE

Facebook

O Facebook vai adotar mais uma ferramenta em combate às fake news. Nos Estados Unidos, a empresa está testando desde outubro do ano passado um mecanismo que apresenta informações detalhadas sobre o autor de uma notícia divulgada na rede social.

Ao clicar no nome assinado em uma notícia, o Facebook mostra uma aba com informações do jornalista na Wikipedia, com a biografia do autor, outras publicações semelhantes e um botão que permite o usuário seguir a pessoa.

Além disso, a rede social ainda vai adicionar uma ferramenta que mostra se e quais amigos compartilharam aquela informação. A noção é que nem todos autores têm uma página detalhada na Wikipedia, por isso, neste caso, o site quer levar os usuários a acreditarem que se um amigo compartilhou aquela informação então ela provavelmente é verdadeira.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O Facebook tem tomado várias medidas para tentar amenizar os problemas com notícias falsas, bem como as acusações de que é conivente com isso. Recentemente, por exemplo, a rede social fechou parceria com dois projetos brasileiros relacionados ao tema. Um deles é o Vaza, Falsiane!, curso gratuito que incentiva a postura crítica no compartilhamento de conteúdos. Outro é Fátima, um chatbot do Messenger que incentiva usuários a pesquisarem tópicos e validarem informações por conta própria.

Também nesta semana, a empresa anunciou uma parceria com a Agência Lupa em um projeto para as eleições 2018. Chamada de Lupe!, a proposta é checar os conteúdos relacionado ao pleito, sobretudo na verificação da falta de candidatos.

Fonte: TechCrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.