Facebook cria chatbot para ajudar funcionários na resposta de ataques virtuais

Por Felipe Ribeiro | 03 de Dezembro de 2019 às 23h30
XiteTech
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

Com o "filme queimado" há algum tempo, o Facebook não sofre ataques apenas dos governos e políticos mundo afora, mas também dos usuários de um modo geral. Com isso em mente, a equipe de relações públicas da empresa construiu um chatbot com inteligência artificial para ajudar seus funcionários a responder ameaças ou críticas que, eventualmente, possam ocorrer.

A ferramenta, chamada "Liam Bot", ajuda a orientar os funcionários em conversas difíceis sobre assuntos relacionados ao comportamento do Facebook. Ela foi ativada para os funcionários pouco antes do feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA, sendo que já havia sido testada no início do ano. As respostas são escritas pela equipe de relações públicas da empresa e parecem alinhadas com as declarações públicas da equipe executiva sobre tópicos como liberdade de expressão, intromissão nas eleições, moderação e muito mais.

De acordo com o The New York Times, quando perguntado sobre o discurso de ódio, o Liam Bot responderá com algumas solicitações disponíveis, como “Ele [Facebook] contratou mais moderadores para policiar seu conteúdo” e “Regulamentação é importante para resolver o problema. O bot também possui links para posts úteis do blog do Facebook e, no caso de uma questão técnica, perguntas frequentes e guias para problemas como redefinir a senha da conta.

Funcionários também em xeque

O comportamento dos funcionários do Facebook também tem sido muito questionado, sobretudo na questão ética, com uma pilha de vazamentos acontecendo. Em outubro, por exemplo, uma reunião completa de Mark Zuckerberg foi divulgada, com áudios de uma sessão de perguntas e respostas que ele estava fazendo justamente na presença de funcionários.

A resposta do Facebook a esse cenário, pelo menos no que diz respeito a agradar amigos e familiares de funcionários, parece ser técnica na forma de chatbot de IA. "Nossos funcionários solicitam regularmente informações para usar com amigos e familiares sobre tópicos que estão no noticiário, especialmente nos feriados", disse uma porta-voz do Facebook, ao NYT.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.