Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook cria app para pagar por dados de usuários voltados a pesquisas

Por| 12 de Junho de 2019 às 20h45

Link copiado!

Facebook cria app para pagar por dados de usuários voltados a pesquisas
Facebook cria app para pagar por dados de usuários voltados a pesquisas
Tudo sobre Facebook

O Facebook agora terá um app somente para incentivar pessoas a oferecem seus dados para pesquisas na plataforma. Chamado de Study from Facebook, o programa tem como objetivo fornecer contrapartidas em pagamentos para quem se propuser a oferecer suas informações para estudos na rede social. A proposta, ainda, é também melhorar a transparência da empresa para lidar com dados de seus usuários.

Em comunicado no blog do Facebook, o gerente de produtos, Sagee Ben-Zedeff, explica que, em levantamento interno, a empresa descobriu que usuários aceitam oferecer suas informações, desde que recebam por isso também.

Como funciona? 

Ao baixar o aplicativo, o usuário dá acesso a uma série de informações de seu smartphone. Segundo o Facebook, são quatro dados principais:

Continua após a publicidade
  • Serão informados os apps instalados no smartphone do participante;
  • A quantidade de tempo de uso de tais aplicativos;
  • O país do participante, bem como o modelo do smartphone e tipo de rede;
  • Quais as ferramentas do app que o usuário está usando.

A empresa se compromete a não coletar dados como usuários, senhas ou quaisquer conteúdos pessoais como fotos, vídeos e mensagens. Segundo o comunicado, tais dados também serão utilizados apenas para pesquisas internas e não serão direcionadas ou vendidas para apps terceiros.

O programa também não deve ser liberado para que todo usuário possa baixar. Com o objetivo de direcionar a públicos específicos, a empresa vai enviar uma publicidade convidado determinados usuários a baixarem o programa, somente pela Play Store, da Google.

Continua após a publicidade

Ao oferecer suas informações, o usuário também será recompensado por isso, embora ainda não tenha aberto como será este pagamento. Apenas maiores de 18 anos poderão se inscrever no projeto.

O trabalho é feito em parceria com a Applause, uma empresa de coleta de dados para pesquisas no mercado digital. Inicialmente, a empresa vai oferecer este app, por enquanto, somente nos mercados da Índia e Estados Unidos.

Tais informações devem ser usadas apenas para estudos internos e, provavelmente, não serão usados para pesquisas acadêmicas. No final do ano passado, o Facebook apresentou uma nova plataforma voltada para pesquisas acadêmicas.

O Facebook mudou suas políticas desde o final de 2017, quando identificou os problemas expostos no escândalo do Cambridge Analytica.