Facebook cria app para pagar por dados de usuários voltados a pesquisas

Por Wagner Wakka | 12 de Junho de 2019 às 20h45
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

O Facebook agora terá um app somente para incentivar pessoas a oferecem seus dados para pesquisas na plataforma. Chamado de Study from Facebook, o programa tem como objetivo fornecer contrapartidas em pagamentos para quem se propuser a oferecer suas informações para estudos na rede social. A proposta, ainda, é também melhorar a transparência da empresa para lidar com dados de seus usuários.

Em comunicado no blog do Facebook, o gerente de produtos, Sagee Ben-Zedeff, explica que, em levantamento interno, a empresa descobriu que usuários aceitam oferecer suas informações, desde que recebam por isso também.

Como funciona? 

Ao baixar o aplicativo, o usuário dá acesso a uma série de informações de seu smartphone. Segundo o Facebook, são quatro dados principais:

  • Serão informados os apps instalados no smartphone do participante;
  • A quantidade de tempo de uso de tais aplicativos;
  • O país do participante, bem como o modelo do smartphone e tipo de rede;
  • Quais as ferramentas do app que o usuário está usando.

A empresa se compromete a não coletar dados como usuários, senhas ou quaisquer conteúdos pessoais como fotos, vídeos e mensagens. Segundo o comunicado, tais dados também serão utilizados apenas para pesquisas internas e não serão direcionadas ou vendidas para apps terceiros.

O programa também não deve ser liberado para que todo usuário possa baixar. Com o objetivo de direcionar a públicos específicos, a empresa vai enviar uma publicidade convidado determinados usuários a baixarem o programa, somente pela Play Store, da Google.

App vai deixar claro quais dados pega do usuário (Foto: Divulgação/Facebook)

Ao oferecer suas informações, o usuário também será recompensado por isso, embora ainda não tenha aberto como será este pagamento. Apenas maiores de 18 anos poderão se inscrever no projeto.

O trabalho é feito em parceria com a Applause, uma empresa de coleta de dados para pesquisas no mercado digital. Inicialmente, a empresa vai oferecer este app, por enquanto, somente nos mercados da Índia e Estados Unidos.

Tais informações devem ser usadas apenas para estudos internos e, provavelmente, não serão usados para pesquisas acadêmicas. No final do ano passado, o Facebook apresentou uma nova plataforma voltada para pesquisas acadêmicas.

O Facebook mudou suas políticas desde o final de 2017, quando identificou os problemas expostos no escândalo do Cambridge Analytica.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.