Facebook | Como saber se seus dados foram coletados pela Cambridge Analytica

Por Eduardo Hayashi | 10 de Abril de 2018 às 10h39
Reprodução
Tudo sobre

Facebook

Como forma de amenizar a polêmica envolvendo o uso indevido de dados de usuários do Facebook pela Cambridge Analytica, a rede social de Mark Zuckerberg lançou uma ferramenta capaz de mostrar quem foi afetado pela coleta de dados.

O Facebook informou que começaria a notificar as pessoas que tiveram suas informações utilizadas indevidamente por meio de avisos no feed da rede social, bem como outras mudanças no serviço para tornar o tratamento de dados pessoais mais transparente. No entanto, agora também há uma forma de conferir manualmente se os seus dados foram coletados pela Cambridge Analytica.

Para conferir se você foi afetado, é necessário acessar a página da Central de Ajuda (Help Center) da plataforma e alterar o idioma para Inglês (a ferramenta só está disponível neste e em alguns outros idiomas). Em questão de segundos um texto aparecerá na seção "Was My Information Shared?", informando em um texto se o seus dados foram extraídos ou não.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Ferramenta na Central de Ajuda do Facebook mostra se usuários foram afetados pela coleta de dados indevida (Captura de tela: Eduardo Hayashi/Canaltech)

O Facebook também implantou outras mudanças para impedir que aplicativos e jogos obtenham informações que possam ferir a privacidade dos usuários, bem como uma filtragem mais rígida por parte de todos os desenvolvedores de apps para o serviço online.

Nesta terça-feira (10), Zuckerberg participará de audiência no Congresso dos EUA para esclarecer detalhes sobre como a rede social atua na proteção da privacidade dos seus usuários, além de entrar em assuntos relacionados aos efeitos do serviço sobre a democracia do país.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.